Aula sobre Os Indigenas Brasileiros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os indígenas brasileiros são um tema muito importante para a história do Brasil e para a compreensão da diversidade cultural do nosso país. É fundamental que os alunos conheçam a história e a cultura dos povos indígenas, bem como as formas de organização social e política dessas sociedades. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando a importância dos indígenas na história do Brasil e a diversidade cultural desses povos. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Organização social e política

    Nessa estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre as formas de organização social e política dos povos indígenas brasileiros, peça para pesquisarem e escolherem um povo para aprofundar o conhecimento. Eles poderão utilizar livros, textos e vídeos para realizar a atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cultura e tradições

    Nessa estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre a cultura e as tradições dos povos indígenas brasileiros, peça para pesquisarem e escolherem um povo para aprofundar o conhecimento. Eles poderão utilizar livros, textos e vídeos para realizar a atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Conquista e resistência

    Nessa estação, os alunos irão pesquisar e discutir sobre a conquista e a resistência dos povos indígenas brasileiros. Eles poderão utilizar livros, textos e vídeos para realizar a atividade.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das atividades, os grupos se reunirão para socializar as informações e conclusões obtidas em cada estação. Você irá mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Para finalizar a aula, os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e como podem pensar sobre a questão indigena atualmente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e aplicação do conhecimento adquirido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações e conclusões apresentadas na socialização.
  • Reflexão coerente e fundamentada sobre o tema.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Fazer uma reflexão final sobre o que foi aprendido e como pode ser aplicado na vida dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar as pesquisas e discussões com responsabilidade e comprometimento.
  • Fazer uma reflexão coerente e fundamentada sobre o tema.