Aula sobre Os Indigenas Brasileiros
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os indígenas brasileiros são um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da formação da nossa sociedade. É fundamental que os alunos entendam a diversidade cultural e a riqueza dos povos que habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você iniciará a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância para a história do Brasil. Em seguida, apresentará um vídeo ou uma imagem que retrate a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão pesquisar sobre os povos indígenas brasileiros e suas formas de organização social, política e econômica. Você pode indicar algumas fontes confiáveis para a pesquisa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve orientar os alunos na criação do mapa e esclarecer dúvidas.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Você pode fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Você deve mediar a discussão e estimular a reflexão crítica dos alunos.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese da aula, destacando os pontos mais importantes e reforçando a importância do tema para a compreensão da história do Brasil.Etapa 7 - Tarefa de casa
Os alunos deverão escrever um texto reflexivo sobre o tema, destacando as principais aprendizagens da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.
- . Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais como ferramenta de organização e síntese de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Reflexão crítica sobre o tema na tarefa de casa.
- Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
- Participação construtiva na discussão em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos.
- Fazer uma síntese da aula.
- Esclarecer dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os povos indígenas brasileiros e suas formas de organização social, política e econômica.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Escrever um texto reflexivo sobre o tema na tarefa de casa.