Aula sobre Os Indigenas Brasileiros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os indígenas brasileiros são um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da formação da nossa sociedade. É fundamental que os alunos entendam a diversidade cultural e a riqueza dos povos que habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância para a história do Brasil. Em seguida, apresentará um vídeo ou uma imagem que retrate a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão pesquisar sobre os povos indígenas brasileiros e suas formas de organização social, política e econômica. Você pode indicar algumas fontes confiáveis para a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve orientar os alunos na criação do mapa e esclarecer dúvidas.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Você pode fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Você deve mediar a discussão e estimular a reflexão crítica dos alunos.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula, destacando os pontos mais importantes e reforçando a importância do tema para a compreensão da história do Brasil.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão escrever um texto reflexivo sobre o tema, destacando as principais aprendizagens da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.
  • . Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais como ferramenta de organização e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Reflexão crítica sobre o tema na tarefa de casa.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula.
  • Esclarecer dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os povos indígenas brasileiros e suas formas de organização social, política e econômica.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Escrever um texto reflexivo sobre o tema na tarefa de casa.