Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os mapas são ferramentas fundamentais para a compreensão da Geografia, pois permitem visualizar as informações de forma espacial. Nesta aula, vamos trabalhar os elementos que compõem um mapa e como eles podem ser utilizados para representar diferentes informações. Para tornar a aula mais interessante, podemos apresentar exemplos práticos, como mapas de ruas, mapas de transporte público, mapas de turismo, entre outros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de mapas. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos elementos do mapa

    O professor apresenta os elementos que compõem um mapa (título, legenda, escala, orientação, coordenadas geográficas e projeção cartográfica) e explica como cada um deles é utilizado para representar informações.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos são divididos em duplas e recebem a tarefa de criar um mapa conceitual sobre o tema "Os mapas e seus elementos". Eles podem utilizar papel e lápis para criar o mapa, ou ferramentas digitais, caso haja disponibilidade.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla apresenta seu mapa conceitual para a turma, explicando como as ideias estão relacionadas e como os elementos do mapa foram utilizados para representar as informações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    O professor promove uma discussão em grupo sobre os mapas conceituais apresentados, incentivando os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos fazem uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula, destacando os elementos do mapa e como eles podem ser utilizados para representar informações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor encerra a aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando os mapas em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação e elaboração de mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a utilização dos elementos do mapa.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos elementos do mapa.
  • Coerência e clareza na construção do mapa conceitual.
  • Participação ativa na socialização dos mapas conceituais.
  • Reflexão crítica sobre a utilização dos elementos do mapa.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar os elementos que compõem um mapa e como eles podem ser utilizados para representar informações.
  • Promover a discussão em grupo e incentivar a reflexão crítica.

Ações do aluno

  • Trabalhar em duplas para criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente da socialização dos mapas conceituais.
  • Refletir criticamente sobre a utilização dos elementos do mapa.