Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os mapas são importantes ferramentas para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles nos ajudam a entender a localização de lugares, a distribuição de recursos naturais e a organização das cidades e países. Nesta aula, vamos aprender sobre os elementos que compõem um mapa e como eles são utilizados para representar o mundo ao nosso redor. Vamos aplicar a metodologia Design Sprint, que é uma forma de desenvolver soluções criativas para problemas complexos em um curto período.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma conversa sobre o que são mapas, sua importância para a sociedade e para que eles são usados.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Em seguida, eles devem identificar os elementos que compõem um mapa e suas funções.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um esboço de um mapa temático ou histórico, utilizando informações demográficas e econômicas do Brasil. O professor deve fornecer materiais como lápis, papel, régua e borracha para ajudar na criação dos esboços.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual será o tema do mapa que irão desenvolver. Eles devem decidir quais informações serão incluídas no mapa e como elas serão representadas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um protótipo do mapa escolhido, utilizando as informações decididas anteriormente.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e discutir como eles poderiam ser aprimorados. O professor deve estimular a participação de todos, incentivando perguntas e sugestões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final das apresentações, o professor fará uma conclusão, enfatizando a importância da cartografia na vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação e elaboração de mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar tecnologias digitais para aprimorar o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que compõem um mapa.
  • Criação de um esboço de mapa temático ou histórico que represente informações demográficas e econômicas do Brasil.
  • Utilização adequada de recursos para criar um protótipo de mapa.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos protótipos.
  • Habilidade em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a atividade.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a criatividade dos alunos.
  • Orientar os alunos na utilização dos softwares de edição de mapas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Identificar os elementos que compõem um mapa.
  • Criar um esboço de mapa temático ou histórico que represente informações demográficas e econômicas do Brasil.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação dos protótipos.
  • Desenvolver habilidades em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.