Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os mapas são ferramentas importantes para compreendermos o mundo em que vivemos. Eles nos ajudam a entender a geografia do planeta, as características de cada região, as diferenças culturais e econômicas, entre outras informações. Além disso, os mapas também podem ser utilizados em diversas áreas, como na arquitetura, no planejamento urbano, na navegação, entre outras. Nesta aula, vamos aprender sobre os elementos que compõem os mapas e como eles podem ser utilizados para representar o mundo. Para tornar a aula mais dinâmica e interativa, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando a importância dos mapas e como eles podem ser utilizados no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Introdução aos elementos dos mapas

    O professor irá apresentar os elementos que compõem os mapas, como o título, a escala, a legenda, a orientação e a fonte. Para tornar a aula mais interativa, os alunos irão criar uma lista com os elementos que conhecem e aqueles que desconhecem.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro utilizando a metodologia de Gamificação. Eles deverão criar um jogo onde a utilização dos elementos dos mapas seja realizada de forma criativa e lúdica.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os grupos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando como utilizaram os elementos dos mapas em sua criação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre a importância dos elementos dos mapas e como eles podem ser utilizados em diferentes áreas.

  7. Etapa 7 - Aplicação prática

    Para finalizar a aula, os alunos irão aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de um mapa temático. O professor pode escolher um tema específico, como a distribuição da população brasileira, e os alunos deverão utilizar os elementos dos mapas para representar essas informações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de jogos com elementos dos mapas.
  • Fomentar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia de Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos elementos dos mapas e sua utilização na criação dos jogos.
  • Participação ativa dos alunos na criação dos jogos e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos jogos e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos jogos.
  • Apresentar seus jogos de forma clara e objetiva.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de um mapa temático.