Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os mapas são uma ferramenta importante para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles nos ajudam a entender as relações espaciais entre as diferentes regiões, países e continentes. Em nosso cotidiano podemos encontrar mapas em diversos lugares, como em jornais, livros, aplicativos de celular e até mesmo em placas de sinalização. Nesta aula, vamos aprender sobre os elementos que compõem um mapa e como interpretá-los. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos mapas na nossa vida cotidiana. Em seguida, divida a turma em três grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Cada grupo receberá uma lista de argumentos sobre o tema para pesquisar. O grupo defensor deve pesquisar e defender a importância dos mapas para a sociedade, o grupo opositor irá pesquisar e argumentar sobre as limitações dos mapas, e a banca julgadora decidirá qual argumento foi mais convincente.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo terá um tempo estipulado pelo professor para apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um debate aberto, mediado pelo professor.

  4. Etapa 4 - Identificação dos elementos do mapa

    Após o debate, o professor irá fornecer um mapa para cada grupo. Nele, os alunos identificarão os elementos que compõem um mapa, como título, legenda, escala, etc.

  5. Etapa 5 - Criação de um mapa temático

    Cada grupo deve criar um mapa temático utilizando informações demográficas e econômicas do Brasil, tendo como tema renda per capita ou densidade populacional.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa temático e explicar como as informações foram representadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma reflexão sobre a importância dos mapas e como eles podem nos ajudar a entender melhor o mundo em que vivemos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos por meio do debate e da argumentação.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na criação do mapa.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo defensor e pelo grupo opositor.
  • Qualidade do mapa temático criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e orientar a preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Orientar a criação do mapa temático.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da criação do mapa.
  • Preparar argumentos convincentes para apresentar ao grupo.
  • Trabalhar em colaboração com os outros membros do grupo.