Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os mapas são uma representação gráfica do espaço geográfico, e são utilizados em diversas áreas, como na navegação, planejamento urbano, demografia, entre outras. No cotidiano, os mapas são utilizados para encontrar caminhos, planejar viagens, entender a localização de lugares e até mesmo para escolher onde morar. Nesta aula vamos explorar os elementos que compõem os mapas e como eles são fundamentais para a leitura e interpretação desses documentos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos que irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando que os alunos irão trabalhar em grupos e realizar atividades diferentes relacionadas aos elementos dos mapas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em 3 grupos que irão realizar atividades diferentes relacionadas aos elementos dos mapas.Etapa 3 - Estação 1 - Escala
Os alunos irão aprender sobre a escala dos mapas e como ela é importante para a leitura e interpretação dos mesmos. Será utilizada uma atividade prática de comparação e identificação de escalas em diferentes mapas.Etapa 4 - Estação 2 - Orientação
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os pontos cardeais e como eles são utilizados na elaboração dos mapas. Será utilizada uma atividade prática, na qual os alunos irão criar um mapa utilizando os pontos cardeais e identificarão a localização de diferentes lugares.Etapa 5 - Estação 3 - Legendas
Os alunos irão aprender sobre as legendas dos mapas e como elas são importantes para a compreensão das informações contidas nos mesmos. Será utilizada uma atividade prática, na qual os alunos irão criar uma legenda para um mapa temático.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos irão apresentar suas atividades para a turma e discutir dos mapas para a sociedade.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá retomar os objetivos da aula e concluir a atividade, enfatizando a importância da cartografia no cotidiano das pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
- Promover a compreensão dos elementos que compõem os mapas e sua importância para a leitura e interpretação dos mesmos.
- Estimular a colaboração e trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos elementos dos mapas.
- Habilidade em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Orientar os alunos durante a realização das atividades.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Colaborar com os colegas na realização das atividades.
- Demonstrar habilidade em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.