Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os mapas são uma representação gráfica do espaço geográfico, e são utilizados em diversas áreas, como na navegação, planejamento urbano, demografia, entre outras. No cotidiano, os mapas são utilizados para encontrar caminhos, planejar viagens, entender a localização de lugares e até mesmo para escolher onde morar. Nesta aula vamos explorar os elementos que compõem os mapas e como eles são fundamentais para a leitura e interpretação desses documentos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos que irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando que os alunos irão trabalhar em grupos e realizar atividades diferentes relacionadas aos elementos dos mapas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em 3 grupos que irão realizar atividades diferentes relacionadas aos elementos dos mapas.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Escala

    Os alunos irão aprender sobre a escala dos mapas e como ela é importante para a leitura e interpretação dos mesmos. Será utilizada uma atividade prática de comparação e identificação de escalas em diferentes mapas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Orientação

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os pontos cardeais e como eles são utilizados na elaboração dos mapas. Será utilizada uma atividade prática, na qual os alunos irão criar um mapa utilizando os pontos cardeais e identificarão a localização de diferentes lugares.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Legendas

    Os alunos irão aprender sobre as legendas dos mapas e como elas são importantes para a compreensão das informações contidas nos mesmos. Será utilizada uma atividade prática, na qual os alunos irão criar uma legenda para um mapa temático.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas atividades para a turma e discutir dos mapas para a sociedade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá retomar os objetivos da aula e concluir a atividade, enfatizando a importância da cartografia no cotidiano das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Promover a compreensão dos elementos que compõem os mapas e sua importância para a leitura e interpretação dos mesmos.
  • Estimular a colaboração e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos elementos dos mapas.
  • Habilidade em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.
  • Participação e colaboração nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Colaborar com os colegas na realização das atividades.
  • Demonstrar habilidade em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos.