Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os mapas são ferramentas fundamentais para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles nos ajudam a entender a localização de países, cidades, rios, mares, montanhas, entre outros elementos geográficos. Além disso, os mapas também podem ser utilizados para analisar informações econômicas e demográficas, por meio de cartogramas. Nesta aula vamos aprender sobre os elementos que compõem os mapas e como interpretá-los, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, vamos criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade desenvolvida.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre mapas e quais são os elementos que compõem um mapa. Em seguida apresente os conceitos básicos sobre mapas e seus elementos, utilizando imagens e exemplos práticos.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre os elementos que compõem os mapas. O professor deverá disponibilizar o texto e o vídeo, além de orientar os alunos a realizar essa tarefa em casa, antes da próxima aula.Etapa 3 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 6 pessoas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Na aula seguinte os alunos irão discutir sobre os elementos que compõem os mapas a partir do que estudaram em casa, a partir do texto ou do vídeo sugerido pelo professor. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Atividade prática
Cada grupo deve criar um mapa temático sobre o Brasil, utilizando as informações econômicas e demográficas disponíveis em cartogramas. Eles deverão preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade desenvolvida.Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo deverá apresentar seu mapa temático e fazer uma breve explicação sobre as informações contidas no mapa.Etapa 7 - Discussão final
O professor deverá finalizar a aula fazendo uma discussão sobre as informações apresentadas nos mapas e sobre a importância dos elementos que compõem os mapas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade desenvolvida, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos elementos que compõem os mapas.
- Qualidade do mapa temático produzido.
- Capacidade de trabalhar em grupo.
- Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação nas discussões em grupo e na apresentação dos trabalhos.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos básicos sobre mapas e seus elementos.
- Indicar um texto ou vídeo sobre os elementos que compõem os mapas.
- Orientar os alunos na atividade prática.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos trabalhos.
- Fazer uma discussão final sobre as informações apresentadas nos mapas.
Ações do aluno
- Assistir o vídeo e ler o texto sobre os elementos que compõem os mapas.
- Participar das discussões em grupo sobre os elementos que compõem os mapas.
- Criar um mapa temático sobre o Brasil, utilizando as informações econômicas e demográficas disponíveis em cartogramas.
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade desenvolvida.
- Apresentar o mapa temático criado e fazer uma breve explicação sobre as informações contidas no mapa.