Aula sobre Os Mapas E Seus Elementos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os mapas são ferramentas fundamentais para a compreensão do mundo em que vivemos. Eles nos ajudam a entender a localização de países, cidades, rios, mares, montanhas, entre outros elementos geográficos. Além disso, os mapas também podem ser utilizados para analisar informações econômicas e demográficas, por meio de cartogramas. Nesta aula vamos aprender sobre os elementos que compõem os mapas e como interpretá-los, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, vamos criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade desenvolvida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre mapas e quais são os elementos que compõem um mapa. Em seguida apresente os conceitos básicos sobre mapas e seus elementos, utilizando imagens e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre os elementos que compõem os mapas. O professor deverá disponibilizar o texto e o vídeo, além de orientar os alunos a realizar essa tarefa em casa, antes da próxima aula.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 pessoas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Na aula seguinte os alunos irão discutir sobre os elementos que compõem os mapas a partir do que estudaram em casa, a partir do texto ou do vídeo sugerido pelo professor. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Cada grupo deve criar um mapa temático sobre o Brasil, utilizando as informações econômicas e demográficas disponíveis em cartogramas. Eles deverão preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade desenvolvida.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa temático e fazer uma breve explicação sobre as informações contidas no mapa.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    O professor deverá finalizar a aula fazendo uma discussão sobre as informações apresentadas nos mapas e sobre a importância dos elementos que compõem os mapas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade desenvolvida, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos elementos que compõem os mapas.
  • Qualidade do mapa temático produzido.
  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação nas discussões em grupo e na apresentação dos trabalhos.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos básicos sobre mapas e seus elementos.
  • Indicar um texto ou vídeo sobre os elementos que compõem os mapas.
  • Orientar os alunos na atividade prática.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos trabalhos.
  • Fazer uma discussão final sobre as informações apresentadas nos mapas.

Ações do aluno

  • Assistir o vídeo e ler o texto sobre os elementos que compõem os mapas.
  • Participar das discussões em grupo sobre os elementos que compõem os mapas.
  • Criar um mapa temático sobre o Brasil, utilizando as informações econômicas e demográficas disponíveis em cartogramas.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade desenvolvida.
  • Apresentar o mapa temático criado e fazer uma breve explicação sobre as informações contidas no mapa.