Os mitos da criação do homem segundo alguns povos indígenas

Lembra do que aprendeu sobre as teorias de criação do homem (criacionismo e evolucionismo)? Nessa aula de História, nós vamos conhecer um pouco sobre os povos indígenas do nosso país e sua cultura. Através dos mitos da criação do homem dos povos Wayana, Wajãpi e Palikur vamos observar essas diferenças e perceber como a cultura muda de uma sociedade para a outra. Bons estudos! 🤓


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A origem dos seres humanos sempre causa reflexões. Há duas teorias: criacionista e evolucionista. Marque a alternativa certa sobre a teoria evolucionista?

    A) Criacionistas.

    B) Teorias científicas pensadas a partir das ideias de Charles Darwin.

    C) Evolucionistas.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Os mitos de criação do homem são uma parte importante da cultura de muitos povos indígenas. Eles contam histórias sobre como o mundo e os seres humanos foram criados e ajudam a explicar a origem da vida. Neste momento, os alunos irão aprender sobre alguns desses mitos e como eles se relacionam com a história e a cultura desses povos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo com o problema, geração de alternativas e solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
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  4. 4. Cultura Maker:

    Os alunos irão aprender sobre os mitos de criação do homem segundo alguns povos indígenas. O objetivo é que eles identifiquem as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisem os significados dos mitos de fundação. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os alunos poderão aplicar essa ferramenta em outras atividades futuras.
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  5. 5. Design Sprint:

    Os mitos de criação do homem são uma parte importante da cultura de muitos povos indígenas. Eles contam histórias sobre como o mundo e os seres humanos foram criados e ajudam a explicar a origem da vida e do universo. Os alunos irão aprender sobre alguns desses mitos e como eles se relacionam com a história e a cultura desses povos. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  6. 6. Design Thinking:

    Os alunos irão aprender sobre os mitos de criação do homem segundo alguns povos indígenas. O objetivo é que eles identifiquem as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisem os significados dos mitos de fundação. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os mitos de criação são importantes para entendermos a cultura e a história dos povos indígenas e como eles veem a origem da humanidade. Além disso, esse momento pode ajudar a desenvolver a empatia e o respeito pelos diferentes modos de vida e crenças.
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  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Os mitos de criação do homem são uma parte importante da cultura de muitos povos indígenas. Eles contam histórias sobre como o mundo e os seres humanos foram criados e ajudam a explicar a origem da vida. Neste momento, os alunos irão aprender sobre alguns desses mitos e como eles se relacionam com a ciência moderna. Eles também irão praticar a habilidade de análise crítica, discutindo e avaliando diferentes pontos de vista sobre o tema.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Os alunos irão aprender sobre os mitos da criação do homem segundo alguns povos indígenas. O objetivo é que eles identifiquem as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisem os significados dos mitos de fundação. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos poderão encontrar exemplos sobre o tema em livros, filmes, documentários e até mesmo em conversas com pessoas de diferentes culturas.
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