Aula sobre Os Mitos Da Criacao Do Homem Segundo Alguns Povos Indigenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os mitos de criação do homem são uma parte importante da cultura de muitos povos indígenas. Eles contam histórias sobre como o mundo e os seres humanos foram criados e ajudam a explicar a origem da vida. Neste momento, os alunos irão aprender sobre alguns desses mitos e como eles se relacionam com a história e a cultura desses povos. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo com o problema, geração de alternativas e solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos mitos de criação do homem para os povos indígenas. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas próprias experiências com mitos e histórias.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de mitos de criação do homem de diferentes povos indígenas. Eles deverão pesquisar sobre o mito escolhido e discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre eles.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo com o problema, geração de alternativas e solução. Eles deverão apresentar o mito escolhido, o problema que ele apresenta, as alternativas que foram discutidas em grupo e a solução encontrada pelo grupo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e comentários sobre os mitos apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mitos apresentados. Incentive os alunos a refletir sobre a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com suas próprias vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre o momento reforçando a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas e incentivando os alunos a continuar aprendendo sobre a história e a cultura desses povos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Criar soluções para problemas apresentados pelos mitos de criação do homem.
  • Refletir sobre a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Criação de um diário de bordo completo e bem estruturado.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Incentivar a participação ativa na discussão em grupo.
  • Reforçar a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Criar um diário de bordo completo e bem estruturado.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na aula.