Aula sobre Os Mitos Da Criacao Do Homem Segundo Alguns Povos Indigenas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os alunos irão aprender sobre os mitos de criação do homem segundo alguns povos indígenas. O objetivo é que eles identifiquem as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisem os significados dos mitos de fundação. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Os alunos poderão aplicar essa ferramenta em outras atividades futuras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância dos mitos de criação do homem para os povos indígenas. Apresente exemplos de mitos de criação de diferentes povos indígenas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre os mitos de criação apresentados. Cada grupo deverá escolher um mito para apresentar para a turma.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mitos

    Cada grupo irá apresentar o mito escolhido para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações que considerarem relevantes.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos apresentados. Eles deverão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações que considerarem relevantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação das discussões

    Cada grupo irá apresentar as discussões realizadas em grupo para a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos deverão refletir individualmente sobre o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre o momento fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Cultura Maker pode ser aplicada em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação de diferentes povos indígenas.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva do mito escolhido pelo grupo.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos mitos de criação do homem para os povos indígenas.
  • Dividir os alunos em grupos para discutir sobre os mitos de criação apresentados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia ativa Cultura Maker pode ser aplicada em outras atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Escolher um mito de criação para apresentar para a turma.
  • Preencher corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido.
  • Apresentar as discussões realizadas em grupo para a turma.