Aula sobre Os Mitos Da Criacao Do Homem Segundo Alguns Povos Indigenas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os mitos de criação do homem são uma parte importante da cultura de muitos povos indígenas. Eles contam histórias sobre como o mundo e os seres humanos foram criados e ajudam a explicar a origem da vida e do universo. Os alunos irão aprender sobre alguns desses mitos e como eles se relacionam com a história e a cultura desses povos. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os mitos de criação do homem de alguns povos indígenas brasileiros. Eles podem usar livros, sites ou outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Esboço

    Os alunos irão criar um esboço do mito de criação do homem que escolheram. Eles podem desenhar ou escrever sobre o mito.

  4. Etapa 4 - Decisão

    Os alunos irão discutir em grupos sobre os mitos de criação do homem que pesquisaram e escolherão um para apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os alunos irão criar uma apresentação sobre o mito de criação do homem escolhido. Eles podem usar recursos visuais, como imagens ou vídeos, para ilustrar o mito.

  6. Etapa 6 - Teste

    Os alunos irão apresentar suas criações para a turma e discutir sobre as semelhanças e diferenças entre os mitos de criação do homem de diferentes povos indígenas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua o momento reforçando a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas e incentivando os alunos a respeitar e valorizar a diversidade cultural.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a valorização da diversidade cultural.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade na criação da apresentação.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Respeito e valorização da diversidade cultural.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da apresentação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Concluir reforçando a importância dos mitos de criação do homem para a cultura dos povos indígenas e incentivando os alunos a respeitar e valorizar a diversidade cultural.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente.
  • Realizar a pesquisa sobre os mitos de criação do homem de alguns povos indígenas brasileiros.
  • Criar um esboço do mito de criação do homem escolhido.
  • Discutir em grupo sobre os mitos de criação do homem pesquisados e escolher um para apresentar para a turma.
  • Criar uma apresentação sobre o mito de criação do homem escolhido e apresentá-la para a turma.