Aula sobre Os Mitos Da Criacao Do Homem Segundo Alguns Povos Indigenas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os alunos irão aprender sobre os mitos de criação do homem segundo alguns povos indígenas. O objetivo é que eles identifiquem as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisem os significados dos mitos de fundação. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os mitos de criação são importantes para entendermos a cultura e a história dos povos indígenas e como eles veem a origem da humanidade. Além disso, esse momento pode ajudar a desenvolver a empatia e o respeito pelos diferentes modos de vida e crenças.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância dos mitos de criação para a cultura dos povos indígenas. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem preencher o mapa com informações sobre os povos indígenas e seus mitos de criação.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que coletaram no mapa de empatia. Eles devem identificar semelhanças e diferenças entre os mitos de criação dos diferentes povos indígenas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Os alunos irão analisar criticamente os mitos de criação dos povos indígenas e compará-los com as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana. Estimule a reflexão e o pensamento crítico.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua reforçando a importância dos mitos de criação para a cultura dos povos indígenas e para a compreensão da história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação dos povos indígenas.
  • Desenvolver a empatia e o respeito pelos diferentes modos de vida e crenças.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Contribuição para a discussão em grupo.
  • Análise crítica dos mitos de criação dos povos indígenas e comparação com as hipóteses científicas.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões do grupo.
  • Participação ativa e respeitosa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Incentivar o pensamento crítico e a reflexão.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Concluir a aula reforçando a importância dos mitos de criação para a cultura dos povos indígenas e para a compreensão da história da humanidade.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia com informações sobre os povos indígenas e seus mitos de criação.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Analisar criticamente os mitos de criação dos povos indígenas e compará-los com as hipóteses científicas.
  • Apresentar as conclusões do grupo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente e respeitosamente.