Aula sobre Os Mitos Da Criacao Do Homem Segundo Alguns Povos Indigenas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os mitos de criação do homem são uma parte importante da cultura de muitos povos indígenas. Eles contam histórias sobre como o mundo e os seres humanos foram criados e ajudam a explicar a origem da vida. Neste momento, os alunos irão aprender sobre alguns desses mitos e como eles se relacionam com a ciência moderna. Eles também irão praticar a habilidade de análise crítica, discutindo e avaliando diferentes pontos de vista sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que são mitos de criação. Utilize exemplos de mitos de diferentes culturas para ilustrar o conceito.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre os mitos de criação de alguns povos indígenas, como os Guarani, os Yanomami e os Tupi. Eles podem usar livros, sites ou outros recursos disponíveis para realizar a pesquisa.Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir os mitos de criação que pesquisaram. Eles devem identificar as semelhanças e diferenças entre os mitos e discutir como eles se relacionam com a ciência moderna.Etapa 4 - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Os grupos irão apresentar suas conclusões em um debate crítico, utilizando o modelo de avaliação por rúbrica criado por eles mesmos. Oriente o debate e garanta que todos os alunos participem.Etapa 5 - Conclusão
Resuma as principais conclusões do debate e faça uma reflexão sobre a importância dos mitos de criação para a cultura dos povos indígenas e para a compreensão da história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
- Promover a compreensão da diversidade cultural
Critérios de avaliação
- Participação no debate em grupo
- Qualidade da pesquisa realizada
- Utilização adequada do modelo de avaliação por rúbrica
Ações do professor
- Orientar a pesquisa dos alunos
- Estimular a participação de todos no debate
- Garantir que o modelo de avaliação por rúbrica seja utilizado corretamente
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre os mitos de criação
- Participar ativamente do debate em grupo
- Criar e utilizar o modelo de avaliação por rúbrica