Aula sobre Os Mitos Da Criacao Do Homem Segundo Alguns Povos Indigenas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os mitos de criação do homem são uma parte importante da cultura de muitos povos indígenas. Eles contam histórias sobre como o mundo e os seres humanos foram criados e ajudam a explicar a origem da vida. Neste momento, os alunos irão aprender sobre alguns desses mitos e como eles se relacionam com a ciência moderna. Eles também irão praticar a habilidade de análise crítica, discutindo e avaliando diferentes pontos de vista sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são mitos de criação. Utilize exemplos de mitos de diferentes culturas para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os mitos de criação de alguns povos indígenas, como os Guarani, os Yanomami e os Tupi. Eles podem usar livros, sites ou outros recursos disponíveis para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir os mitos de criação que pesquisaram. Eles devem identificar as semelhanças e diferenças entre os mitos e discutir como eles se relacionam com a ciência moderna.

  4. Etapa 4 - Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Os grupos irão apresentar suas conclusões em um debate crítico, utilizando o modelo de avaliação por rúbrica criado por eles mesmos. Oriente o debate e garanta que todos os alunos participem.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Resuma as principais conclusões do debate e faça uma reflexão sobre a importância dos mitos de criação para a cultura dos povos indígenas e para a compreensão da história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Promover a compreensão da diversidade cultural

Critérios de avaliação

  • Participação no debate em grupo
  • Qualidade da pesquisa realizada
  • Utilização adequada do modelo de avaliação por rúbrica

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa dos alunos
  • Estimular a participação de todos no debate
  • Garantir que o modelo de avaliação por rúbrica seja utilizado corretamente

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os mitos de criação
  • Participar ativamente do debate em grupo
  • Criar e utilizar o modelo de avaliação por rúbrica