Aula sobre Os Mitos Da Criacao Do Homem Segundo Alguns Povos Indigenas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos irão aprender sobre os mitos da criação do homem segundo alguns povos indígenas. O objetivo é que eles identifiquem as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisem os significados dos mitos de fundação. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos poderão encontrar exemplos sobre o tema em livros, filmes, documentários e até mesmo em conversas com pessoas de diferentes culturas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão um roteiro com as instruções para a criação do mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre os mitos da criação do homem segundo alguns povos indígenas. Eles poderão utilizar livros, filmes, documentários e conversas com pessoas de diferentes culturas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie-os na criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma. Avalie a qualidade dos mapas e dar feedbacks.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão e reforce os principais pontos abordados.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos terão uma tarefa de casa para pesquisar sobre outros mitos de criação de diferentes culturas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e os significados dos mitos de fundação.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Avaliar a qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os mitos da criação do homem segundo alguns povos indígenas.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Fazer a tarefa de casa.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.