Aula sobre Os Povos Germanicos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os povos germânicos são um tema importante para a compreensão da história da Europa e do mundo. Eles foram responsáveis por grandes transformações políticas, sociais e culturais, como a queda do Império Romano e a formação de novos reinos. Além disso, muitas palavras em português têm origem germânica, como "casa", "amor" e "pai". Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os povos germânicos e sua influência na história, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para criar um template de 5 etapas que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e explicar a importância dos povos germânicos na história. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre os povos germânicos e suas características. Eles podem utilizar livros, enciclopédias ou a internet para encontrar informações. Você pode fornecer algumas fontes confiáveis para ajudá-los na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do que aprenderam sobre os povos germânicos. Eles podem utilizar desenhos, palavras-chave ou diagramas para organizar as informações.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão discutir em grupo o que aprenderam e decidir quais informações são mais importantes para incluir no template de Design Sprint. Eles devem justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para ajudar outras pessoas a entenderem os povos germânicos. Eles podem utilizar papel, canetas, lápis de cor ou qualquer outro material disponível.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus templates para a turma e testá-los. Eles devem avaliar se o template é fácil de entender e se contém informações importantes sobre os povos germânicos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos aprendidos sobre os povos germânicos e a importância da metodologia ativa Design Sprint para o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e seleção de informações confiáveis.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização de ideias.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e a capacidade de argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e seleção de informações.
  • Qualidade do esboço criado pelos alunos.
  • Coerência e justificativa das escolhas feitas na etapa de decisão.
  • Qualidade do template de Design Sprint criado pelos alunos.
  • Participação ativa na apresentação e avaliação dos templates.

Ações do professor

  • Fornecer fontes confiáveis para a pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint.
  • Avaliar e dar feedback sobre os templates criados pelos alunos.
  • Encorajar a reflexão sobre a importância dos povos germânicos na história.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e seleção de informações.
  • Criar um esboço claro e organizado das informações aprendidas.
  • Participar ativamente da discussão e decisão sobre as informações mais importantes.
  • Criar um template de Design Sprint claro e objetivo.
  • Participar ativamente da apresentação e avaliação dos templates criados pelos colegas.