Aula sobre Os Povos Germanicos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os povos germânicos são um tema importante para a compreensão da história da Europa e do mundo. Eles foram responsáveis por diversas transformações políticas, sociais e culturais que influenciaram a formação da sociedade ocidental. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos povos germânicos, suas características, costumes e como eles se relacionavam com outras culturas. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos, permitindo que eles se coloquem no lugar dos povos germânicos e compreendam melhor suas ações e pensamentos.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema e explicar a importância dos povos germânicos na história. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre um povo germânico específico. Eles deverão buscar informações sobre a cultura, costumes, religião, economia e política desse povo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos visuais como cartazes, slides ou vídeos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os povos germânicos apresentados.

  5. Etapa 5 - Criação de um mapa mental

    Os alunos irão criar um mapa mental com as informações aprendidas sobre os povos germânicos. Eles deverão incluir as características comuns a todos os povos e as particularidades de cada um.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como isso pode ser aplicado em sua vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Você irá encerrar a aula reforçando a importância dos povos germânicos na história e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos grupos.
  • Qualidade do mapa mental criado pelos alunos.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na criação das apresentações.
  • Estimular a reflexão individual dos alunos sobre o que foi aprendido na aula.
  • Fazer uma avaliação criteriosa das atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas de qualidade sobre os povos germânicos.
  • Criar apresentações claras e objetivas sobre as pesquisas realizadas.
  • Criar um mapa mental com as informações aprendidas.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.