Aula sobre Os Povos Germanicos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os povos germânicos são um tema importante para a compreensão da história da Europa e do mundo ocidental. Eles foram responsáveis por diversas transformações políticas, sociais e culturais que influenciaram a formação das sociedades modernas. Além disso, muitos dos idiomas falados atualmente na Europa têm origem germânica. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aprender de forma lúdica e interativa.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula contextualizando o tema e apresentando alguns exemplos de como os povos germânicos influenciaram a história da Europa e do mundo ocidental. Em seguida, explicará a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco para criar o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Os grupos terão 30 minutos para criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre os povos germânicos. Você deverá circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Os grupos trocarão suas cartas com outro grupo para poderem jogar o jogo criado por outro grupo.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos jogarão o jogo criado por outro grupo e deverão responder às perguntas e afirmações. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão para discutir as respostas e debater sobre as perguntas e afirmações do jogo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre a aula e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos durante o jogo.
  • Qualidade das respostas e discussões em grupo.
  • Participação ativa dos alunos na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação das cartas.
  • Circular pela sala durante o jogo para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Concluir a aula e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações de qualidade.
  • Participar ativamente durante o jogo.
  • Responder às perguntas e afirmações com qualidade.
  • Participar ativamente na discussão em grupo e na conclusão da aula.