Aula sobre Os Povos Germanicos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os povos germânicos são um tema importante para a compreensão da história da Europa e do mundo. Eles foram responsáveis por grandes transformações na história, como a queda do Império Romano e a formação de novos reinos. Além disso, muitas palavras em português têm origem germânica, como "casa", "pão" e "amor". Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos povos germânicos e como eles se relacionaram com outras culturas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e explicar a importância dos povos germânicos na história. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um subtema relacionado aos povos germânicos, como "migração", "religião" ou "arte". Eles terão que pesquisar sobre o tema e preparar uma apresentação para o debate.Etapa 3 - Debate
Os grupos irão apresentar suas pesquisas e debater sobre o tema. Medeie o debate e estimular a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos irão avaliar o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma síntese do debate e reforçar a importância dos povos germânicos na história. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Clareza e objetividade na apresentação das ideias.
- Utilização de argumentos embasados em pesquisas.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Coerência entre o que foi apresentado e o tema proposto.
Ações do professor
- Mediar o debate e estimular a participação de todos os alunos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rubrica.
- Fazer uma síntese do debate e reforçar a importância dos povos germânicos na história.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes sobre o tema.
- Estimular a criatividade e a apresentação das ideias de forma clara e objetiva.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
- Preparar uma apresentação clara e objetiva sobre o tema.
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos embasados em pesquisas.
- Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para o debate.
- Avaliar o desempenho dos grupos utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.