Aula sobre Os Povos Germanicos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os povos germânicos são um tema importante para a compreensão da história da Europa e do mundo. Eles foram responsáveis por grandes transformações políticas, sociais e culturais, como a queda do Império Romano e a formação de novos reinos. Além disso, muitas palavras em português têm origem germânica, como "casa", "pão" e "amor". Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história dos povos germânicos e como eles se relacionaram com outras populações. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos povos germânicos na história. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa

    Nesta estação, os alunos irão criar um mapa mostrando a localização dos povos germânicos na Europa. Eles também deverão identificar as principais rotas de migração desses povos e as regiões onde eles se estabeleceram.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mitologia

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a mitologia germânica e criar um pequeno texto ou desenho representando um dos deuses ou heróis dessa mitologia. Eles também deverão explicar a importância desse personagem na cultura germânica.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Relações com outras populações

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as relações dos povos germânicos com outras populações, como os romanos e os celtas. Eles deverão criar um texto ou desenho mostrando como essas relações foram estabelecidas e quais foram as consequências para os povos envolvidos.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos irão se reunir e cada grupo irá apresentar o resultado de sua atividade para os demais. Medeie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforce a importância dos povos germânicos na história da Europa e do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a criatividade e a pesquisa dos alunos.
  • Promover a socialização e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das produções realizadas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em relacionar o tema com outras áreas do conhecimento.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Mediar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.
  • Avaliar as produções dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as produções com qualidade e criatividade.
  • Compartilhar conhecimentos e experiências com os demais colegas.