Aula sobre Os Povos Germanicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os povos germânicos são um tema importante para a compreensão da história da Europa e do mundo ocidental. Eles foram responsáveis por grandes transformações políticas, sociais e culturais, como a queda do Império Romano e a formação de novos reinos e estados. Além disso, muitas palavras e expressões da língua portuguesa têm origem germânica, o que mostra a influência desses povos em nossa cultura. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os povos germânicos e sua relação com outros povos da época, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criando um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância dos povos germânicos na história. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre os povos germânicos e sua relação com outros povos da época, como os romanos e os celtas. Eles poderão utilizar livros, sites e outras fontes de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam na pesquisa e compartilhar informações. Você poderá orientar a discussão e fazer perguntas para estimular o debate.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade. Você poderá fornecer um modelo e orientar os alunos na criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e explicar como avaliou a atividade. Faça comentários e tire dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância dos povos germânicos na história. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e utilizar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Fornecer um modelo de template de Dinâmica dos 3 Qs e orientar os alunos na criação.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas dos alunos durante a apresentação dos templates.

Ações do aluno

  • Participar da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar o template e explicar como avaliou a atividade.