Os povos indígenas brasileiros: Ontem e Hoje

Nessa aula de História vamos estudar sobre os povos indígenas em nosso território no passado e atualmente e ler um documento histórico: A carta de Pero Vaz de Caminha, descrevendo os indígenas. Vamos aprender mais!?


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    “Ora veja Vossa Alteza se quem em tal inocência vive se converterá ou não, ensinando-lhes o que pertence à sua salvação. Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente”. De acordo com o trecho, qual era o objetivo de Portugal?

    A) Salvar os povos indígenas do fato de “não acreditarem no Deus do catolicismo”, ou seja, catequizando e convertendo-os ao catolicismo.

    B) Salvar os povos indígenas do modo como viviam, por exemplo, sem roupas.

    C) Pero Vaz de Caminha, neste trecho da carta, fala da possibilidade de levar aquelas pessoas para Portugal, desse modo, as salvaria das terras brasileiras.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Entre Pares:

    Os povos indígenas brasileiros desempenham um papel fundamental na história e cultura do país, apresentando uma rica diversidade cultural a ser valorizada. Nesta aula, exploraremos a trajetória histórica dos povos indígenas brasileiros, desde suas origens até os dias atuais. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de avaliação por pares. Esse template conterá critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral, a serem preenchidos com notas de 1 a 5. Essa abordagem auxiliará no desenvolvimento do tema e seus subtópicos de forma colaborativa e enriquecedora.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Os povos indígenas brasileiros desempenham um papel fundamental na história e cultura do país, como primeiros habitantes do território. Sua diversidade cultural, expressa por diferentes línguas, costumes e tradições, merece reconhecimento. Infelizmente, ao longo da história, enfrentaram violência, exploração e preconceito. É essencial que os estudantes conheçam sua história e cultura para valorizar a diversidade cultural nacional e combater o preconceito. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da criação de um template da Dinâmica dos 3 Qs, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    Os povos indígenas brasileiros são parte fundamental da história e cultura do nosso país. Eles possuem uma rica diversidade cultural, com diferentes línguas, costumes e tradições. Nesta aula, será explorada a história dos povos indígenas brasileiros, desde a época da colonização até os dias atuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam a importância dos povos indígenas na formação da nossa sociedade e cultura, bem como a necessidade de respeitar e valorizar suas tradições e modos de vida.
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  6. 6. Cultura Maker:

    Os povos indígenas brasileiros são parte fundamental da história e cultura do nosso país. Eles possuem uma rica diversidade cultural, que deve ser valorizada e respeitada. Nesta aula, será explorada a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros, desde o passado até os dias atuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
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  7. 7. Estudo de Caso:

    Os povos indígenas brasileiros são parte fundamental da história e cultura do nosso país. Eles possuem uma rica diversidade cultural, com diferentes línguas, costumes e tradições. No entanto, muitas vezes são marginalizados e suas histórias são pouco conhecidas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso para entender melhor a realidade dos povos indígenas brasileiros, identificar problemas e buscar soluções. Para isso, os alunos irão trabalhar em grupos, realizar pesquisas e entrevistas, e criar infográficos para disseminar a informação. Dessa forma, esperamos desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
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  8. 8. Rotação por estações:

    Os povos indígenas brasileiros são parte fundamental da história e cultura do nosso país. Eles possuem uma rica diversidade cultural, com diferentes línguas, costumes e tradições. Nesta aula, será explorada a história dos povos indígenas brasileiros, desde o período pré-colonial até os dias atuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
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