Aula sobre Os Povos Indigenas Brasileiros Ontem E Hoje

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os povos indígenas brasileiros desempenham um papel fundamental na história e cultura do país, como primeiros habitantes do território. Sua diversidade cultural, expressa por diferentes línguas, costumes e tradições, merece reconhecimento. Infelizmente, ao longo da história, enfrentaram violência, exploração e preconceito. É essencial que os estudantes conheçam sua história e cultura para valorizar a diversidade cultural nacional e combater o preconceito. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da criação de um template da Dinâmica dos 3 Qs, para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema “Os povos indígenas brasileiros: Ontem e Hoje” e explique a importância de conhecer a história e a cultura desses povos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Cada grupo receberá um problema relacionado ao tema, como, por exemplo: “Como os povos indígenas brasileiros viviam antes da chegada dos europeus?” ou “Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros atualmente?”. Os alunos deverão discutir em grupo e buscar informações para resolver o problema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre o problema em questão. Disponibilize materiais como livros, artigos, vídeos e sites para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e soluções para o problema. Os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie na criação do template.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre o template

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre como utilizar o template para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância de conhecer a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros e incentivando os alunos a valorizar a diversidade cultural do nosso país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Criatividade na apresentação das conclusões e soluções para o problema.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Respeito e valorização da diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de conhecer a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros.
  • Dividir os alunos em grupos e apresentar o problema a ser resolvido.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Auxiliar na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a pesquisa de forma adequada.
  • Criar uma apresentação criativa e clara das conclusões e soluções para o problema.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Respeitar e valorizar a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.