Aula sobre Os Povos Indigenas Brasileiros Ontem E Hoje

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os povos indígenas brasileiros desempenham um papel fundamental na história e cultura do país, apresentando uma rica diversidade cultural a ser valorizada. Nesta aula, exploraremos a trajetória histórica dos povos indígenas brasileiros, desde suas origens até os dias atuais. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de avaliação por pares. Esse template conterá critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral, a serem preenchidos com notas de 1 a 5. Essa abordagem auxiliará no desenvolvimento do tema e seus subtópicos de forma colaborativa e enriquecedora.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um povo indígena brasileiro, utilizando fontes diversas, como livros, internet, vídeos, entre outros. Os alunos deverão buscar informações sobre a cultura, costumes, tradições, alimentação, vestimenta, entre outros aspectos.

  3. Etapa 3 - Construção do template de avaliação

    Cada grupo irá construir um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar para a turma as informações que pesquisou sobre o povo indígena escolhido, utilizando o template de avaliação por pares construído na etapa anterior. Os demais grupos irão avaliar a apresentação, preenchendo o template de avaliação.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após todas as apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre os povos indígenas brasileiros, destacando a importância da diversidade cultural.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Conduzir a discussão após as apresentações.
  • Concluir a aula reforçando a importância dos povos indígenas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um povo indígena brasileiro.
  • Construir um template de avaliação por pares.
  • Apresentar as informações pesquisadas para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos.
  • Participar da discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os povos indígenas brasileiros.