Aula sobre Os Povos Indigenas Brasileiros Ontem E Hoje
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os povos indígenas brasileiros desempenham um papel fundamental na história e cultura do país, apresentando uma rica diversidade cultural a ser valorizada. Nesta aula, exploraremos a trajetória histórica dos povos indígenas brasileiros, desde suas origens até os dias atuais. Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um template de avaliação por pares. Esse template conterá critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral, a serem preenchidos com notas de 1 a 5. Essa abordagem auxiliará no desenvolvimento do tema e seus subtópicos de forma colaborativa e enriquecedora.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, explicando a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um povo indígena brasileiro, utilizando fontes diversas, como livros, internet, vídeos, entre outros. Os alunos deverão buscar informações sobre a cultura, costumes, tradições, alimentação, vestimenta, entre outros aspectos.Etapa 3 - Construção do template de avaliação
Cada grupo irá construir um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar para a turma as informações que pesquisou sobre o povo indígena escolhido, utilizando o template de avaliação por pares construído na etapa anterior. Os demais grupos irão avaliar a apresentação, preenchendo o template de avaliação.Etapa 5 - Discussão
Após todas as apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre as semelhanças e diferenças entre os povos indígenas brasileiros, destacando a importância da diversidade cultural.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula, reforçando a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Conduzir a discussão após as apresentações.
- Concluir a aula reforçando a importância dos povos indígenas.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um povo indígena brasileiro.
- Construir um template de avaliação por pares.
- Apresentar as informações pesquisadas para a turma.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos.
- Participar da discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os povos indígenas brasileiros.