Aula sobre Os Povos Indigenas Brasileiros Ontem E Hoje

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os povos indígenas brasileiros são parte fundamental da história e cultura do nosso país. Eles possuem uma rica diversidade cultural, que deve ser valorizada e respeitada. Nesta aula, será explorada a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros, desde o passado até os dias atuais. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que incentiva a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom, Que pena, Que tal”. Essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre os povos indígenas de diferentes regiões do Brasil. Eles deverão buscar informações sobre a cultura, costumes, tradições e história desses povos.

  4. Etapa 4 - Criação de maquetes

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão criar maquetes que representem a cultura e a história dos povos indígenas. Eles poderão utilizar materiais recicláveis e outros recursos disponíveis na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação das maquetes

    Cada grupo irá apresentar sua maquete e explicar as informações pesquisadas. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os povos indígenas de diferentes regiões do Brasil.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a valorização e o respeito à diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação das maquetes.
  • Qualidade e criatividade das maquetes criadas pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações pesquisadas.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Auxiliar os grupos na pesquisa e criação das maquetes.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação das maquetes.
  • Apresentar as informações pesquisadas de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Respeitar a diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros.