Aula sobre Os Povos Indigenas Brasileiros Ontem E Hoje

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os povos indígenas brasileiros são parte fundamental da história e cultura do nosso país. Eles possuem uma rica diversidade cultural, com diferentes línguas, costumes e tradições. Nesta aula, será explorada a história dos povos indígenas brasileiros, desde o período pré-colonial até os dias atuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapa dos povos indígenas

    Nesta estação, os alunos irão criar um mapa dos povos indígenas brasileiros, identificando as diferentes regiões onde eles habitam. Para isso, disponibilize materiais como papel, lápis de cor e atlas geográfico.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Artesanato indígena

    Nesta estação, os alunos irão criar um artesanato indígena utilizando materiais como argila, sementes, penas, entre outros. O objetivo é que os alunos conheçam um pouco mais sobre a cultura e tradições dos povos indígenas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Histórias indígenas

    Nesta estação, os alunos irão ouvir e contar histórias indígenas, utilizando materiais como livros, vídeos e áudios. O objetivo é que os alunos conheçam um pouco mais sobre a cultura e tradições dos povos indígenas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Ao final da atividade, faça uma roda de conversa com os alunos para discutir o que foi aprendido em cada estação e como isso contribuiu para o desenvolvimento da habilidade proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de artesanatos indígenas.
  • Promover a valorização e o respeito pela cultura e tradições dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta dos espaços territoriais ocupados pelos povos indígenas brasileiros.
  • Criação de um artesanato indígena criativo e bem elaborado.
  • Contação de uma história indígena de forma clara e envolvente.
  • Respeito e valorização pela cultura e tradições dos povos indígenas.

Ações do professor

  • Realizar uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
  • Organizar os materiais necessários para cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma roda de conversa ao final da atividade para discutir o que foi aprendido.
  • Valorizar e respeitar a cultura e tradições dos povos indígenas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente os espaços territoriais ocupados pelos povos indígenas brasileiros.
  • Criar um artesanato indígena criativo e bem elaborado.
  • Contar uma história indígena de forma clara e envolvente.
  • Valorizar e respeitar a cultura e tradições dos povos indígenas.