Aula sobre Os Povos Indigenas Brasileiros Ontem E Hoje

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os povos indígenas brasileiros são parte fundamental da história e cultura do nosso país. Eles possuem uma rica diversidade cultural, com diferentes línguas, costumes e tradições. Nesta aula, será explorada a história dos povos indígenas brasileiros, desde a época da colonização até os dias atuais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que os alunos compreendam a importância dos povos indígenas na formação da nossa sociedade e cultura, bem como a necessidade de respeitar e valorizar suas tradições e modos de vida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil. Faça uma breve explanação sobre a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize um material a ser estudado em casa. Os alunos também podem pesquisar sobre os povos indígenas brasileiros, utilizando fontes confiáveis como livros, sites e documentários.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre os povos indígenas brasileiros, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em grupos de 4 a 5 alunos e poderá ser feito em papel ou em ferramentas digitais.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Os alunos deverão prestar atenção nas apresentações dos colegas e fazer perguntas para esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Eles deverão identificar pontos em comum e divergências, bem como discutir sobre a importância dos povos indígenas na formação da cultura brasileira.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil e a necessidade de respeitar e valorizar suas tradições e modos de vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais e relacionar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Respeito e valorização das tradições e modos de vida dos povos indígenas.
  • Habilidade em identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância dos povos indígenas na história e cultura do Brasil.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os povos indígenas brasileiros, utilizando fontes confiáveis como livros, sites e documentários.
  • Criar um mapa conceitual sobre os povos indígenas brasileiros, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Respeitar e valorizar as tradições e modos de vida dos povos indígenas.