Aula sobre Os Principais Blocos Economicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os blocos econômicos são organizações formadas por países que buscam estabelecer relações comerciais mais intensas entre si. Essas relações podem ser de livre comércio, união aduaneira, mercado comum ou união econômica e monetária. A aula sobre os principais blocos econômicos procura apresentar aos alunos as características de cada bloco e sua importância na economia mundial.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Faça uma contextualização sobre globalização e blocos econômicos. Apresente aos alunos um problema relacionado aos blocos econômicos, como, por exemplo: "Como os blocos econômicos afetam a economia dos países membros?". Oriente aos alunos discutirem em grupo suas ideias.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida a turma em grupos, e explique que cada grupo irá pesquisar um bloco econômico, como o Mercosul, União Europeia, NAFTA, entre outros. Indique materiais e fontes variadas de pesquisa disponíveis na escola. Defina com cada grupo uma questão-problema a ser investigada.

  3. Etapa 3 - Análise dos dados

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com as seguintes informações: Que bom (aspectos positivos dos blocos econômicos), Que pena (aspectos negativos dos blocos econômicos) e Que tal (sugestões de melhorias para os blocos econômicos).

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Oriente aos alunos discutirem em grupo as informações preenchidas no modelo e apresentarem suas conclusões. Combine com os estudantes a forma de registro das conclusões para a apresentação.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Organize o tempo de apresentação dos grupos. Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Debate

    Promova um debate com a turma sobre as informações apresentadas pelos grupos e suas conclusões. Faça uma síntese das principais ideias apresentadas sobre os blocos econômicos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Distribua o modelo de avaliação explique que os alunos irão preencher individualmente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com as informações apresentadas pelos grupos e suas conclusões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e compreensão da integração mundial econômica;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre os blocos econômicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões;
  • Contribuição para o debate e a reflexão crítica;
  • Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar a pesquisa em grupo;
  • Estimular a discussão e a reflexão crítica;
  • Promover o debate e a síntese das informações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo e preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação das conclusões;
  • Contribuir para o debate e a reflexão crítica.