Aula sobre Os Principais Blocos Economicos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Os blocos econômicos são organizações formadas por países que buscam estabelecer relações comerciais mais intensas entre si. Essas relações podem ser de livre comércio, união aduaneira, mercado comum ou união econômica e monetária. A aula sobre os principais blocos econômicos procura apresentar aos alunos as características de cada bloco e sua importância na economia mundial.
Etapa 1 - Diálogo Inicial
Faça uma contextualização sobre globalização e blocos econômicos. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a atividade e os critérios de avaliação. Faça uma roda de conversa sobre o que os alunos já sabem sobre o tema.Etapa 2 - Modelo de avaliação
Cada grupo irá criar um modelo de avaliação contendo os critérios: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Uma sugestão é a avaliação por rubricas.Etapa 3 - Divisão dos grupos e dos blocos
Divida a turma em grupos. Apresente um bloco econômico para cada grupo e os aspectos que irão pesquisar. Explique que Cada grupo irá pesquisar sobre um bloco econômico diferente, como o Mercosul, a União Europeia e o Nafta.Etapa 4 - Pesquisa
Organize os materiais necessários para a pesquisa. Explique a importância de utilizar fontes diversas e confiáveis. Solicite que indiquem as fontes utilizadas no trabalho.Etapa 5 - Organizando as ideias
Explique Cada grupo irá construir uma apresentação sobre o bloco econômico pesquisado. Combine o formato que será utilizado na apresentação.Etapa 6 - Apresentação
Organize o tempo de apresentação dos grupos. Cada grupo irá apresentar suas pesquisas e avaliar o desempenho dos outros grupos. Incentive a participação dos estudantes.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a discussão do tema fazendo uma reflexão sobre a atividade desenvolvida e a importância dos blocos econômicos na economia mundial.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de um modelo de avaliação.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: avaliar a capacidade do grupo em se organizar e dividir as tarefas de forma equilibrada.
- Construção dos argumentos: avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelo grupo e sua capacidade de relacionar os fatos com os conceitos estudados.
- Apresentação e comunicação: avaliar a clareza e objetividade da apresentação e a capacidade do grupo em se comunicar com o público.
- Desempenho geral: avaliar o desempenho geral do grupo na atividade proposta.
Ações do professor
- Orientar os alunos na construção do modelo de avaliação.
- Auxiliar os grupos na pesquisa sobre os blocos econômicos.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos na atividade.
- Avaliar o desempenho dos grupos na apresentação e fornecer feedbacks construtivos.
- Fazer a mediação da reflexão final sobre a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na construção do modelo de avaliação.
- Pesquisar sobre o bloco econômico designado ao grupo.
- Construir uma apresentação clara e objetiva sobre o bloco econômico.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos de forma objetiva e construtiva.
- Participar da reflexão final sobre a atividade.