Aula sobre Os Principais Blocos Economicos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Para tornar essa aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos do cotidiano dos estudantes, como a compra de produtos importados, a influência da economia global nos preços de produtos e serviços, entre outros. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, explicando o que são os blocos econômicos e apresentando exemplos práticos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Você pode utilizar critérios como afinidade ou diversidade para formar os grupos.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os grupos devem pesquisar sobre um bloco econômico específico. Eles deverão buscar informações sobre a história, os países membros, as políticas econômicas e comerciais, entre outros aspectos relevantes.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo apresentará as informações que encontrou sobre o bloco econômico. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação conforme os critérios estabelecidos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos terão devem discutir as semelhanças e diferenças entre os blocos econômicos apresentados. Eles deverão comparar as políticas econômicas e comerciais e refletir sobre os impactos dessas políticas na economia global.Etapa 6 - Avaliação por pares
Cada grupo receberá um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos. Eles deverão preencher os critérios estabelecidos, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre o tema, ressaltando os pontos principais discutidos em sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
- Estimular a pesquisa em grupo e a troca de informações entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos outros grupos e em receber feedbacks construtivos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos e estabelecer critérios para a formação dos grupos.
- Orientar os alunos durante a pesquisa em grupo e esclarecer dúvidas.
- Estabelecer critérios de avaliação e fornecer feedbacks construtivos.
- Concluir a aula e resumir os pontos principais discutidos em sala de aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e fazer perguntas.
- Trabalhar em grupo e dividir as tarefas.
- Pesquisar sobre o bloco econômico específico e preparar a apresentação.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
- Receber feedbacks construtivos e refletir sobre o próprio desempenho.