Aula sobre Os Principais Blocos Economicos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os blocos econômicos são grupos de países que se unem para promover a integração econômica entre eles. Eles têm como objetivo comum a criação de um mercado comum, com livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas, além de uma política comercial unificada. Há diversos blocos econômicos no mundo, como o Mercosul, a União Europeia e a APEC.

Para tornar essa aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos do cotidiano dos estudantes, como a compra de produtos importados, a influência da economia global nos preços de produtos e serviços, entre outros. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada nesta aula, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos grupos em relação aos critérios estabelecidos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que são os blocos econômicos e apresentando exemplos práticos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas. Você pode utilizar critérios como afinidade ou diversidade para formar os grupos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos devem pesquisar sobre um bloco econômico específico. Eles deverão buscar informações sobre a história, os países membros, as políticas econômicas e comerciais, entre outros aspectos relevantes.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará as informações que encontrou sobre o bloco econômico. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação conforme os critérios estabelecidos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos terão devem discutir as semelhanças e diferenças entre os blocos econômicos apresentados. Eles deverão comparar as políticas econômicas e comerciais e refletir sobre os impactos dessas políticas na economia global.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo receberá um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos. Eles deverão preencher os critérios estabelecidos, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, ressaltando os pontos principais discutidos em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a troca de informações entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos outros grupos e em receber feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e estabelecer critérios para a formação dos grupos.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Estabelecer critérios de avaliação e fornecer feedbacks construtivos.
  • Concluir a aula e resumir os pontos principais discutidos em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e fazer perguntas.
  • Trabalhar em grupo e dividir as tarefas.
  • Pesquisar sobre o bloco econômico específico e preparar a apresentação.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Receber feedbacks construtivos e refletir sobre o próprio desempenho.