Aula sobre Os Principais Blocos Economicos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os blocos econômicos são organizações formadas por países que buscam estabelecer relações comerciais mais intensas entre si. Essas relações podem ser de livre comércio, união aduaneira, mercado comum ou união econômica e monetária. A aula sobre os principais blocos econômicos procura apresentar aos alunos as características de cada bloco e sua importância na economia mundial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a proposta de criar um fanzine sobre os Blocos Econômicos. Explique que o fanzine é um meio de comunicação impresso, com formato de revista, que pode ser feito de forma artesanal. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um fanzine de um bloco econômico específico. Explique os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Oriente os alunos a pesquisar sobre o bloco econômico determinado. Disponibilize materiais de pesquisa e incentive o uso de diversas fontes de pesquisa. Utilize o que estiver disponível na escola.

  3. Etapa 3 - Roteiro

    Oriente os alunos a elaborar um roteiro para o fanzine, com os seguintes subtópicos: países membros, características do bloco, níveis de integração, desafios do bloco, vantagens, desvantagens, curiosidades, entre outros.

  4. Etapa 4 - Design

    Explique aos alunos para desenhar e criar o layout do fanzine, utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deve conter um subtópico do roteiro.

  5. Etapa 5 - Produção

    Oriente os alunos a produzir a fanzine de forma artesanal, utilizando materiais como lápis de cor, canetas, tesoura, cola, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação e Avaliação

    Oriente os alunos a apresentar a fanzine para a turma. Organize o formato das apresentações. Avalie o trabalho em grupo e a fanzine produzida, utilizando critérios previamente estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e refletindo sobre a importância dos blocos econômicos na economia mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação aos blocos econômicos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de Fanzine

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do fanzine
  • Análise crítica e reflexiva dos alunos em relação aos blocos econômicos.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto dos blocos econômicos, explicando sua importância e influência na economia mundial.
  • Apresentar exemplos práticos de blocos econômicos, como o Mercosul e a União Europeia.
  • Orientar os alunos na criação do fanzine, explicar como ele será utilizado na apresentação e avaliação.
  • Fazer uma síntese sobre os blocos econômicos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do fanzine.
  • Apresentar o fanzine para a turma.
  • Avaliar a atividade e refletir sobre seu aprendizado.