Aula sobre Os Principais Blocos Economicos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O comércio internacional é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas. Com a globalização, os países passaram a buscar novas formas de se relacionar economicamente e a formar blocos que favorecem a troca de mercadorias. É importanteconhecer os principais blocos econômicos do mundo e entender como eles funcionam.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie perguntando aos alunos o que eles sabem sobre blocos econômicos e quais exemplos eles conhecem. Faça uma roda de conversa. Peça que anotem o que já sabem sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente os principais blocos econômicos do mundo, explicando suas características e objetivos, fases de integração entre outras características.

  3. Etapa 3 - Organização em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo

    Cada grupo recebe uma folha de papel e deve criar um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out e espaço para anotações sobre cada bloco econômico apresentado.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Os alunos pesquisam em grupo sobre um dos blocos econômicos apresentados pelo professor e anotam as informações relevantes no modelo.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Organize o tempo de cada apresentação e explique que cada grupo irá apresentar as informações coletadas sobre o bloco econômico pesquisado e os demais grupos complementam com informações adicionais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância dos blocos econômicos na economia mundial e como eles influenciam a vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural).
  • Estimular a pesquisa em grupo e a troca de informações entre os alunos.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do seu próprio registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas pelos grupos sobre o bloco econômico pesquisado.
  • Organização e clareza do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva os principais blocos econômicos do mundo.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem.
  • Estimular a troca de informações entre os grupos e sintetizar as informações apresentadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar em grupo sobre o bloco econômico designado.
  • Criar um modelo de registro de aprendizagem para anotar as informações apresentadas.