Aula sobre Os Principais Blocos Economicos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A globalização tem sido um tema cada vez mais presente na sociedade atual, e a integração econômica entre países é um dos principais aspectos desse fenômeno. Nesse sentido, os blocos econômicos são uma forma de organização que visa a facilitar a troca de bens e serviços entre países membros do bloco. É importante conhecer os principais blocos econômicos e compreender como eles funcionam.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma contextualização do tema e explique o objetivo da atividade: criar um jogo que apresente os principais blocos econômicos. Divida a turma em grupos.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os alunos irão fazer um brainstorm em grupo para pensar em ideias de jogos que possam ser criados. Cada grupo precisa criar ao menos três ideias.

  3. Etapa 3 - Seleção de ideias

    Cada grupo irá apresentar suas ideias e a turma irá votar na ideia que consideram mais interessante.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo irá criar um mapa de registro do jogo contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o jogador e quais aprendizagens o jogo irá promover.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo

    Cada grupo irá desenvolver o jogo seguindo o mapa de registro criado anteriormente. Organize os materiais necessários para elaboração do jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado para a turma. Reorganize os grupos e solicite que joguem uma partida dos jogos desenvolvidos.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão

    Após a apresentação dos jogos, a turma irá discutir e refletir sobre os principais blocos econômicos e como eles funcionam. Solicite um registro das conclusões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural).
  • Fomentar a criatividade e o trabalho em equipe e o desenvolvimento de um jogo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a globalização e os blocos econômicos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Compreensão dos principais blocos econômicos.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o objetivo da atividade.
  • Orientar e acompanhar o desenvolvimento dos grupos.
  • Estimular a reflexão e a discussão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar do brainstorm em grupo.
  • Criar um mapa de registro para o jogo.
  • Desenvolver o jogo em grupo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão e reflexão sobre o tema.