Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os mapas são uma representação gráfica da superfície terrestre e são utilizados para nos orientar e ajudar a entender a localização de lugares e a distância entre eles. Eles são amplamente utilizados em nosso cotidiano, desde a navegação por GPS até a localização de endereços em aplicativos de entrega. Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre os principais elementos de um mapa e como medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Utilizaremos a metodologia para desenvolver um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade perguntando aos alunos sobre o que eles sabem sobre mapas. Em seguida, ele apresentará os principais elementos de um mapa, como escala, legenda, coordenadas geográficas, entre outros. Mostre exemplos de diferentes tipos de mapas, como mapas políticos, mapas físicos e mapas temáticos.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel em branco. Eles deverão esboçar um mapa de uma região que conhecem bem, como sua cidade ou bairro. Forneça orientações sobre como desenhar os principais elementos de um mapa, como a escala e a legenda.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo irá apresentar seu mapa e explicar como utilizou os elementos aprendidos na etapa anterior. Os outros alunos farão perguntas e darão feedback sobre o trabalho dos colegas.Etapa 4 - Prototipar
Forneça aos alunos um mapa em branco da região onde a escola está localizada. Os alunos deverão marcar as principais ruas, avenidas e pontos de referência da região. Eles também deverão calcular a distância entre dois pontos utilizando a escala do mapa.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus mapas e explicarão como calcularam a distância entre dois pontos. Os outros alunos farão perguntas e darão feedback sobre o trabalho dos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de mapas.
- Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos de um mapa.
- Precisão no cálculo da distância entre dois pontos utilizando a escala do mapa.
- Criatividade e originalidade na criação do mapa.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre os principais elementos de um mapa.
- Fornecer feedback e orientações aos alunos durante as etapas da atividade.
- Estimular a participação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Ações do aluno
- Desenhar um mapa da região que conhecem bem.
- Marcar as principais ruas, avenidas e pontos de referência da região no mapa fornecido.
- Calcular a distância entre dois pontos utilizando a escala do mapa.