Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os mapas são ferramentas muito importantes para a Geografia, pois nos ajudam a entender e representar o mundo em que vivemos. Eles são usados para localizar lugares, medir distâncias, planejar rotas e muito mais. Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa e como eles funcionam. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor como as pessoas pensam, sentem e se comportam em relação aos mapas. Essa atividade ajudará os alunos a desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e seus objetivos. Será feita uma breve introdução sobre os principais elementos de um mapa e como eles são importantes para a Geografia.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia em grupos de quatro pessoas. Cada grupo receberá um mapa em branco e deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" em relação aos mapas. O objetivo é entender como as pessoas se relacionam com os mapas e como eles podem ser úteis em suas vidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e os alunos discutirão em conjunto as informações coletadas. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos elementos de um mapa

    Apresente os principais elementos de um mapa, como escala, legenda, orientação, coordenadas, entre outros. Serão feitas explicações sobre cada elemento e como eles são usados na leitura e interpretação de mapas.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos farão exercícios práticos para aplicar os conhecimentos adquiridos. Disponibilize mapas para que os alunos possam identificar os elementos apresentados anteriormente.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Faça uma discussão final sobre a atividade, reforçando os principais pontos apresentados e esclarecendo eventuais dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Atividade de casa

    Proponha uma atividade de casa, em que os alunos deverão criar um mapa simples utilizando os elementos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender os principais elementos de um mapa e sua importância na Geografia.
  • Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos sobre o uso dos mapas em suas vidas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Capacidade dos alunos em identificar e explicar os principais elementos de um mapa.
  • Habilidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos em exercícios práticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Propor atividades práticas para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a discussão sobre o tema.
  • Fazer uma síntese final sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Identificar e explicar os principais elementos de um mapa.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em exercícios práticos.
  • Participar da discussão em grupo para compartilhar suas reflexões e ideias.