Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa e como medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Os mapas são ferramentas importantes para nos orientarmos e nos localizarmos no espaço. Eles podem ser encontrados em diversas situações do nosso cotidiano, como em viagens, na escola, na cidade, entre outros. Para tornar a aula mais dinâmica e envolvente, os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução ao tema e apresente exemplos de mapas para os alunos. Em seguida, explique a metodologia e como ela será utilizada.Etapa 2 - Criação do mapa de registro em grupos
Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Auxilie na criação do mapa e na definição dos campos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas
Cada grupo irá apresentar seu mapa para a turma e explicar como ele funciona. Avalie a criatividade e a clareza das informações apresentadas.Etapa 4 - Identificação dos elementos de um mapa
Apresente os principais elementos de um mapa, como escala, legenda, orientação, entre outros. Em seguida, os alunos terão que identificar esses elementos nos mapas criados pelos grupos.Etapa 5 - Medição de distâncias
Os alunos irão aprender como medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Apresente exemplos práticos e os alunos terão que realizar exercícios de fixação.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a atividade e os alunos irão compartilhar o que aprenderam e como a metodologia ajudou na compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de um mapa de registro.
- Identificar os principais elementos de um mapa.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do mapa de registro.
- Clareza das informações apresentadas no mapa de registro.
- Identificação correta dos elementos de um mapa.
- Realização correta dos exercícios de medição de distâncias.
- Participação e envolvimento dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro.
- Apresentar os principais elementos de um mapa e exemplos práticos.
- Avaliar a criatividade e a clareza das informações apresentadas pelos grupos.
- Fazer uma reflexão sobre a atividade e os aprendizados dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro.
- Identificar os principais elementos de um mapa nos mapas criados pelos grupos.
- Realizar exercícios de medição de distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
- Compartilhar o que aprenderam e como a metodologia ajudou na compreensão do tema.