Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A cartografia é uma ciência fundamental para a Geografia, pois é através dela que podemos representar a superfície terrestre em mapas e cartas. Os mapas são ferramentas importantes para a compreensão do espaço geográfico e para a localização de lugares. Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa, como as escalas gráficas e numéricas, que nos permitem medir distâncias na superfície terrestre. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, os alunos serão responsáveis pela criação de um modelo de avaliação por rubrica.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e contextualize com exemplos práticos do cotidiano dos alunos, como a utilização de mapas para localização de lugares e planejamento de viagens.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos elementos de um mapa

    Apresente os principais elementos de um mapa, como título, legenda, escala gráfica e numérica, coordenadas geográficas e rosa-dos-ventos. Para cada elemento, apresente exemplos práticos e didáticos.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável pela criação de um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada um dos elementos de um mapa apresentados na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Os grupos irão apresentar seus modelos de avaliação por rubrica e haverá um debate crítico sobre os critérios apresentados. Os alunos serão incentivados a argumentar e justificar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Exercício prático

    Os alunos irão aplicar os conhecimentos adquiridos na atividade em um exercício prático, no qual deverão medir distâncias na superfície terrestre utilizando as escalas gráficas e numéricas de um mapa.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve síntese da atividade e incentive os alunos a fazerem perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar e explicar os principais elementos de um mapa.
  • Habilidade em criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada um dos elementos de um mapa.
  • Habilidade em aplicar os conhecimentos adquiridos em um exercício prático.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da atividade e contextualizá-lo com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.
  • Apresentar os principais elementos de um mapa, utilizando exemplos práticos e didáticos.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos durante o debate crítico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Argumentar e justificar suas escolhas durante o debate crítico.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em um exercício prático.