Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os mapas são uma forma importante de representar o mundo ao nosso redor. Eles nos ajudam a entender como as coisas estão posicionadas e como podemos nos deslocar de um lugar para outro. Nessa atividade, os alunos irão aprender sobre os principais elementos de um mapa e como medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Explique aos alunos o objetivo da atividade. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação diferente a cada 20 minutos. Forneça uma breve explicação sobre os principais elementos de um mapa.Etapa 2 - Estação 1 - Escalas gráficas
Os alunos irão aprender sobre as escalas gráficas dos mapas e como elas podem ser utilizadas para medir distâncias na superfície. Forneça exemplos práticos e os alunos irão praticar a medição de distâncias utilizando escalas gráficas em mapas.Etapa 3 - Estação 2 - Escalas numéricas
Os alunos irão aprender sobre as escalas numéricas dos mapas e como elas podem ser utilizadas para medir distâncias na superfície. Forneça exemplos práticos e os alunos irão praticar a medição de distâncias utilizando escalas numéricas em mapas.Etapa 4 - Estação 3 - Elementos de um mapa
Os alunos irão aprender sobre os principais elementos de um mapa, como a legenda, a escala, a orientação e os símbolos. Forneça exemplos práticos e os alunos irão praticar a identificação desses elementos em diferentes tipos de mapas.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e revise os principais conceitos aprendidos durante a atividade. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Promover o aprendizado de forma interativa e participativa.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos principais elementos de um mapa.
- Utilização correta das escalas gráficas e numéricas para medir distâncias na superfície.
- Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e como a metodologia funcionará.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Tirar dúvidas e fazer perguntas quando necessário.