Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os mapas são uma forma importante de representar o mundo ao nosso redor. Eles nos ajudam a entender como as coisas estão posicionadas e como podemos nos deslocar de um lugar para outro. Nessa atividade, os alunos irão aprender sobre os principais elementos de um mapa e como medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o objetivo da atividade. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação diferente a cada 20 minutos. Forneça uma breve explicação sobre os principais elementos de um mapa.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Escalas gráficas

    Os alunos irão aprender sobre as escalas gráficas dos mapas e como elas podem ser utilizadas para medir distâncias na superfície. Forneça exemplos práticos e os alunos irão praticar a medição de distâncias utilizando escalas gráficas em mapas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Escalas numéricas

    Os alunos irão aprender sobre as escalas numéricas dos mapas e como elas podem ser utilizadas para medir distâncias na superfície. Forneça exemplos práticos e os alunos irão praticar a medição de distâncias utilizando escalas numéricas em mapas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Elementos de um mapa

    Os alunos irão aprender sobre os principais elementos de um mapa, como a legenda, a escala, a orientação e os símbolos. Forneça exemplos práticos e os alunos irão praticar a identificação desses elementos em diferentes tipos de mapas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e revise os principais conceitos aprendidos durante a atividade. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Promover o aprendizado de forma interativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos principais elementos de um mapa.
  • Utilização correta das escalas gráficas e numéricas para medir distâncias na superfície.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e como a metodologia funcionará.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas quando necessário.