Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os mapas são ferramentas importantes para entendermos a geografia do mundo. Eles nos ajudam a localizar lugares, medir distâncias e compreender as características naturais e culturais de uma região. Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa e como eles são usados para medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando o que são mapas e sua importância na geografia. Em seguida, apresente os principais elementos de um mapa, como escala, legenda, orientação, coordenadas geográficas e pontos cardeais. Utilize imagens e exemplos práticos para facilitar o entendimento dos alunos.Etapa 2 - Pesquisa
Antes da atividade, selecione um vídeo ou texto sobre o tema para os alunos assistirem ou lerem antes da atividade. Durante a atividade, os alunos devem discutir em grupos sobre o conteúdo e preparar um resumo para apresentar ao restante da turma. Esteja disponível para esclarecer dúvidas e orientar os alunos.Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Neste modelo, eles devem avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo para os alunos se basearem.Etapa 4 - Apresentação do modelo
Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão e o debate.Etapa 5 - Exercício prático
Os alunos devem receber um mapa e uma régua e realizar um exercício prático de medição de distâncias utilizando a escala gráfica e numérica do mapa. Acompanhe e oriente os alunos durante a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da atividade e reforce os principais conceitos aprendidos. Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e refletir sobre a própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Precisão e correção dos exercícios práticos realizados pelos alunos.
Ações do professor
- Selecionar um vídeo ou texto sobre o tema para os alunos assistirem ou lerem em casa.
- Orientar os alunos durante a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Acompanhar e orientar os alunos durante o exercício prático de medição de distâncias.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material selecionado antes da aula.
- Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realizar com precisão os exercícios práticos de medição de distâncias.