Aula sobre Os Principais Elementos De Um Mapa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os mapas são ferramentas importantes para entendermos a geografia do mundo. Eles nos ajudam a localizar lugares, medir distâncias e compreender as características naturais e culturais de uma região. Nesta atividade, vamos aprender sobre os principais elementos de um mapa e como eles são usados para medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Eles irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que são mapas e sua importância na geografia. Em seguida, apresente os principais elementos de um mapa, como escala, legenda, orientação, coordenadas geográficas e pontos cardeais. Utilize imagens e exemplos práticos para facilitar o entendimento dos alunos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Antes da atividade, selecione um vídeo ou texto sobre o tema para os alunos assistirem ou lerem antes da atividade. Durante a atividade, os alunos devem discutir em grupos sobre o conteúdo e preparar um resumo para apresentar ao restante da turma. Esteja disponível para esclarecer dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Neste modelo, eles devem avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo para os alunos se basearem.

  4. Etapa 4 - Apresentação do modelo

    Cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão e o debate.

  5. Etapa 5 - Exercício prático

    Os alunos devem receber um mapa e uma régua e realizar um exercício prático de medição de distâncias utilizando a escala gráfica e numérica do mapa. Acompanhe e oriente os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e reforce os principais conceitos aprendidos. Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e refletir sobre a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Precisão e correção dos exercícios práticos realizados pelos alunos.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo ou texto sobre o tema para os alunos assistirem ou lerem em casa.
  • Orientar os alunos durante a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante o exercício prático de medição de distâncias.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material selecionado antes da aula.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da apresentação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realizar com precisão os exercícios práticos de medição de distâncias.