Aula sobre Os Quilombos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os quilombos são comunidades formadas por pessoas negras que fugiram da escravização durante o período colonial no Brasil. Essas comunidades se estabeleceram em áreas isoladas e de difícil acesso, onde conseguiram viver de forma autônoma e preservar sua cultura e tradições.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema dos quilombos e explique como será a atividade. Em seguida, divida os alunos em grupos com 4 a 5 estudantes, e peça para discutirem o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo cria um mapa mental sobre os quilombos, destacando informações como localização, modo de vida, cultura e resistência. Em seguida, cada grupo apresenta seu mapa para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos votam em um mapa mental que consideram mais completo e interessante. O grupo vencedor apresenta seu mapa com mais detalhes e informações.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos criam um modelo de maquete de um quilombo, utilizando materiais como papelão, barbante, tecido e palitos de churrasco. Cada grupo apresenta sua maquete para a turma.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos fazem uma exposição das maquetes, explicando o que representam e os detalhes incluídos. Em seguida, a turma discute a importância dos quilombos na história do Brasil e a luta dessas comunidades por seus direitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a compreensão da importância dos quilombos na história do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do mapa mental e da maquete criados pelos alunos.
  • Compreensão da importância dos quilombos na história do Brasil.

Ações do professor

  • Introduzir o tema dos quilombos e explicar a atividade.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e da maquete.
  • Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Criar um mapa mental e uma maquete criativos e bem elaborados.
  • Contribuir para a discussão e reflexão sobre a importância dos quilombos na história do Brasil.