Aula sobre Os Quilombos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os quilombos são comunidades formadas por descendentes de africanos escravizados que fugiram do cativeiro e se estabeleceram em locais isolados e de difícil acesso. Essas comunidades foram importantes para a resistência ao sistema escravocrata e para a preservação da cultura africana no Brasil.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Check-in
Inicie a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre quilombos. Em seguida, apresente um vídeo sobre o tema, que pode ser encontrado no YouTube.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos a história dos quilombos no Brasil, destacando a importância dessas comunidades para a luta contra a escravização e para a preservação da cultura africana. Utilize slides e imagens para ilustrar a apresentação.Etapa 3 - Trabalho em grupo
Os alunos serão divididos em grupos, com 4 a 5 estudantes, e deverão pesquisar sobre um quilombo específico no Brasil. Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para a turma, destacando a história do quilombo, sua importância e suas lutas por reconhecimento e direitos.Etapa 4 - Debate
Após as apresentações, conduza um debate com a turma sobre a importância dos quilombos para a história e cultura do Brasil, e sobre as lutas dessas comunidades por reconhecimento e direitos.Etapa 5 - Check-out
Os alunos preencherão o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na atividade e o que acharam mais interessante.Etapa 6 - Atividade de casa
Como atividade de casa, os alunos deverão pesquisar sobre outras comunidades tradicionais do Brasil, como indígenas, ribeirinhos e caiçaras, e escrever um texto destacando a importância dessas comunidades para a preservação da cultura e da biodiversidade brasileiras.Etapa 7 - Check-in da próxima aula
Na próxima aula, os alunos preencherão o campo de Check-in em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na atividade de casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em grupo.
- Qualidade da pesquisa sobre o quilombo e da apresentação.
- Participação no debate.
- Qualidade do texto sobre as comunidades tradicionais do Brasil.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Estimular a participação dos alunos nas atividades.
- Conduzir o debate de forma respeitosa e democrática.
- Orientar os alunos na atividade de casa.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Pesquisar e apresentar sobre o quilombo designado.
- Participar do debate e argumentar.
- Realizar a atividade de casa e escrever um texto de qualidade.