Aula sobre Os Quilombos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os quilombos são comunidades formadas por descendentes de africanos escravizados que fugiram do cativeiro e se estabeleceram em locais isolados e de difícil acesso. Essas comunidades foram importantes para a resistência ao sistema escravocrata e para a preservação da cultura africana no Brasil.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a atividade com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre quilombos. Em seguida, apresente um vídeo sobre o tema, que pode ser encontrado no YouTube.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos a história dos quilombos no Brasil, destacando a importância dessas comunidades para a luta contra a escravização e para a preservação da cultura africana. Utilize slides e imagens para ilustrar a apresentação.

  3. Etapa 3 - Trabalho em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos, com 4 a 5 estudantes, e deverão pesquisar sobre um quilombo específico no Brasil. Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para a turma, destacando a história do quilombo, sua importância e suas lutas por reconhecimento e direitos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Após as apresentações, conduza um debate com a turma sobre a importância dos quilombos para a história e cultura do Brasil, e sobre as lutas dessas comunidades por reconhecimento e direitos.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos preencherão o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na atividade e o que acharam mais interessante.

  6. Etapa 6 - Atividade de casa

    Como atividade de casa, os alunos deverão pesquisar sobre outras comunidades tradicionais do Brasil, como indígenas, ribeirinhos e caiçaras, e escrever um texto destacando a importância dessas comunidades para a preservação da cultura e da biodiversidade brasileiras.

  7. Etapa 7 - Check-in da próxima aula

    Na próxima aula, os alunos preencherão o campo de Check-in em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na atividade de casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa sobre o quilombo e da apresentação.
  • Participação no debate.
  • Qualidade do texto sobre as comunidades tradicionais do Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades.
  • Conduzir o debate de forma respeitosa e democrática.
  • Orientar os alunos na atividade de casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e apresentar sobre o quilombo designado.
  • Participar do debate e argumentar.
  • Realizar a atividade de casa e escrever um texto de qualidade.