Aula sobre Os Quilombos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os quilombos são comunidades formadas por negros que fugiram da escravização e se refugiaram em locais isolados, onde criaram suas próprias formas de organização social, política e econômica. Essas comunidades foram fundamentais na luta contra a escravização no Brasil e, atualmente, são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro.
Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre os quilombos, com o objetivo de desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos como direitos legais dessas comunidades. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre a história dos quilombos, suas formas de organização social, política e econômica, bem como as lutas e conquistas dessas comunidades.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema dos quilombos, explicando sua importância histórica e cultural. Em seguida, apresente a metodologia e os objetivos da atividade.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre os quilombos, suas formas de organização, lutas e conquistas. Disponibilize materiais didáticos, como livros, artigos, vídeos e imagens, para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Oriente os alunos na criação do mapa, fornecendo exemplos e dicas.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos deverão desenvolver o jogo sobre os quilombos, utilizando as informações pesquisadas e o mapa de registro criado na etapa anterior. Auxilie os alunos na criação do jogo, fornecendo orientações e feedbacks.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Os alunos deverão apresentar seus jogos para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Avalie os jogos e forneça feedbacks para os alunos.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos deverão refletir sobre o processo de criação do jogo e sobre o que aprenderam sobre os quilombos. Conduza uma discussão em grupo, incentivando a participação de todos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando os objetivos da atividade e destacando a importância da preservação da cultura quilombola.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza do mapa de registro.
- Criatividade e originalidade do jogo.
- Qualidade e relevância das informações apresentadas no jogo.
- Coerência e clareza na apresentação do jogo.
- Participação e colaboração dos alunos no processo de criação do jogo.
Ações do professor
- Introduzir o tema dos quilombos e explicar a atividade.
- Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
- Avaliar os jogos e fornecer feedbacks para os alunos.
- Conduzir uma discussão em grupo sobre o processo de criação do jogo e os aprendizados sobre os quilombos.
- Encerrar a aula, reforçando os objetivos da atividade e destacando a importância da preservação da cultura quilombola.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os quilombos, suas formas de organização, lutas e conquistas.
- Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.
- Desenvolver o jogo sobre os quilombos, utilizando as informações pesquisadas e o mapa de registro criado.
- Apresentar o jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas.
- Refletir sobre o processo de criação do jogo e sobre o que aprenderam sobre os quilombos.