Aula sobre Os Quilombos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os quilombos são comunidades formadas por negros que fugiram da escravização e se refugiaram em locais isolados, onde criaram suas próprias formas de organização social, política e econômica. Essas comunidades foram fundamentais na luta contra a escravização no Brasil e, atualmente, são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro.

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo sobre os quilombos, com o objetivo de desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos como direitos legais dessas comunidades. Para isso, os alunos deverão pesquisar sobre a história dos quilombos, suas formas de organização social, política e econômica, bem como as lutas e conquistas dessas comunidades.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema dos quilombos, explicando sua importância histórica e cultural. Em seguida, apresente a metodologia e os objetivos da atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre os quilombos, suas formas de organização, lutas e conquistas. Disponibilize materiais didáticos, como livros, artigos, vídeos e imagens, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. Oriente os alunos na criação do mapa, fornecendo exemplos e dicas.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos deverão desenvolver o jogo sobre os quilombos, utilizando as informações pesquisadas e o mapa de registro criado na etapa anterior. Auxilie os alunos na criação do jogo, fornecendo orientações e feedbacks.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os alunos deverão apresentar seus jogos para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Avalie os jogos e forneça feedbacks para os alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos deverão refletir sobre o processo de criação do jogo e sobre o que aprenderam sobre os quilombos. Conduza uma discussão em grupo, incentivando a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os objetivos da atividade e destacando a importância da preservação da cultura quilombola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos remanescentes de quilombos como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa de registro.
  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas no jogo.
  • Coerência e clareza na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração dos alunos no processo de criação do jogo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema dos quilombos e explicar a atividade.
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do jogo.
  • Avaliar os jogos e fornecer feedbacks para os alunos.
  • Conduzir uma discussão em grupo sobre o processo de criação do jogo e os aprendizados sobre os quilombos.
  • Encerrar a aula, reforçando os objetivos da atividade e destacando a importância da preservação da cultura quilombola.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os quilombos, suas formas de organização, lutas e conquistas.
  • Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.
  • Desenvolver o jogo sobre os quilombos, utilizando as informações pesquisadas e o mapa de registro criado.
  • Apresentar o jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas.
  • Refletir sobre o processo de criação do jogo e sobre o que aprenderam sobre os quilombos.