Aula sobre Os Quilombos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os quilombos são comunidades formadas por afrodescendentes que fugiram da escravização e se refugiaram em áreas isoladas do Brasil. Essas comunidades possuem uma história rica e importante para a compreensão da cultura brasileira.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema dos quilombos e explique os objetivos da aula, que incluem desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico, bem como compreender a importância da preservação da cultura afrodescendente.

  2. Etapa 2 - Introdução a atividade

    Apresente a atividade e explique como ela será desenvolvida. Os alunos devem compreender que a atividade visa desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações sobre como criar uma rubrica eficaz.

  4. Etapa 4 - Pesquisa sobre os quilombos

    Os alunos devem realizar pesquisas sobre os quilombos, suas histórias e culturas. Eles devem coletar informações e exemplos que possam ser utilizados no debate crítico.

  5. Etapa 5 - Debate Crítico

    Os alunos devem participar de um debate crítico sobre os quilombos, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o debate

    Os alunos devem refletir sobre o debate e o que aprenderam com a atividade. Incentive a discussão sobre a importância da preservação da cultura afrodescendente e a valorização das comunidades quilombolas.

  7. Etapa 7 - Encerramento da aula

    Encerre a aula reforçando os objetivos da atividade e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico
  • Compreender a importância da preservação da cultura afrodescendente
  • Valorizar as comunidades quilombolas

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate crítico
  • Utilização eficaz do modelo de avaliação por rubrica
  • Coleta de informações relevantes durante a pesquisa sobre os quilombos

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula
  • Introduzir a atividade
  • Fornecer orientações sobre a criação de uma rubrica eficaz
  • Mediar o debate crítico
  • Encerrar a aula reforçando os objetivos da atividade

Ações do aluno

  • Criar um modelo de avaliação por rubrica
  • Realizar pesquisas sobre os quilombos
  • Participar ativamente do debate crítico
  • Refletir sobre o debate e o que aprenderam com a atividade
  • Continuar pesquisando sobre o tema.