Aula sobre Os Quilombos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os quilombos são comunidades formadas por pessoas negras que fugiram da escravização durante o período colonial no Brasil. Essas comunidades se formaram em locais afastados e de difícil acesso, onde os escravizados podiam se esconder e viver em liberdade. Mesmo após a abolição da escravatura, muitas dessas comunidades continuaram existindo e lutando por seus direitos. Nesta atividade, vamos explorar a história dos quilombos e entender a importância dessas comunidades para a nossa sociedade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e como a atividade será desenvolvida. Em seguida, o faça uma breve explicação sobre a história dos quilombos e sua importância para a história do Brasil.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de texto

    Nesta estação, os alunos lerão e interpretarão um texto sobre a história dos quilombos. O texto será distribuído em folhas impressas e os alunos poderão discutir em grupo as informações apresentadas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo documentário

    Nesta estação, os alunos assistirão a um documentário sobre a vida em um quilombo atualmente. O vídeo será exibido em um computador ou projetor e os alunos poderão fazer anotações sobre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Mapa dos quilombos

    Nesta estação, os alunos terão acesso a um mapa que mostra a localização dos principais quilombos do Brasil. Os alunos deverão identificar no mapa a localização dos quilombos e discutir em grupo sobre a importância da localização geográfica para a formação dessas comunidades.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Ao final das estações, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para compartilhar as informações discutidas em cada estação. Medie a discussão e faça perguntas para os alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Atividade escrita

    Os alunos deverão escrever um pequeno texto sobre a importância dos quilombos para a história do Brasil. Utilize uma rubrica para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve reflexão sobre o tema e como foi realizada a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer os direitos legais das comunidades remanescentes de quilombos.
  • Estimular a leitura e interpretação de textos sobre o tema.
  • Discutir a importância da localização geográfica para a formação de comunidades.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Compreensão do texto e do documentário.
  • Identificação correta da localização dos quilombos no mapa.
  • Coerência e coesão no texto escrito.
  • Envolvimento nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e o desenvolvimento da atividade.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Utilizar uma rubrica para avaliar as atividades escritas.
  • Fazer reflexões sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar textos sobre o tema.
  • Assistir a um documentário sobre a vida em um quilombo atualmente.
  • Identificar a localização dos quilombos no mapa.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Escrever um pequeno texto sobre a importância dos quilombos para a história do Brasil.