Aula sobre Os Quilombos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os quilombos são comunidades formadas por descendentes de escravos que fugiram da escravização e se estabeleceram em locais isolados. Essas comunidades foram importantes para a resistência contra a escravização e a preservação da cultura africana no Brasil. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história dos quilombos, sua importância e como eles se organizavam.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema dos quilombos e sua importância na história do Brasil. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Vídeo
Os alunos assistirão a um vídeo sobre a história dos quilombos e como eles se organizavam. Disponibilize o link do vídeo previamente.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre a importância dos quilombos na história do Brasil. Forneça algumas perguntas para guiar a discussão, como "Quais foram as principais características dos quilombos?" e "Qual foi o papel dos quilombos na resistência contra a escravidão?".Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade. Forneça um modelo e orientações sobre como preencher cada campo.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e compartilhar suas reflexões sobre a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos quilombos na história do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Utilizar a atividade para promover a participação e o engajamento dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
- Apresentação clara e objetiva do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Fornecer orientações claras sobre a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos quilombos na história do Brasil.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
- Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.