Aula sobre Os Quilombos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os quilombos são comunidades formadas por descendentes de escravos que fugiram da escravização e se estabeleceram em locais isolados. Essas comunidades foram importantes para a resistência contra a escravização e a preservação da cultura africana no Brasil. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a história dos quilombos, sua importância e como eles se organizavam.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema dos quilombos e sua importância na história do Brasil. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a história dos quilombos e como eles se organizavam. Disponibilize o link do vídeo previamente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre a importância dos quilombos na história do Brasil. Forneça algumas perguntas para guiar a discussão, como "Quais foram as principais características dos quilombos?" e "Qual foi o papel dos quilombos na resistência contra a escravidão?".

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade. Forneça um modelo e orientações sobre como preencher cada campo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e compartilhar suas reflexões sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos quilombos na história do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Utilizar a atividade para promover a participação e o engajamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
  • Apresentação clara e objetiva do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Fornecer orientações claras sobre a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos quilombos na história do Brasil.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
  • Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.