Os reflexos da xenofobia

Como as pessoas que sofrem xenofobia se sentem? Acompanhe o vídeo dessa aula de Geografia para refletir sobre o tema!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Leia o relato da imagem e identifique o fenômeno retratado:

    A) Xenofobia, preconceito e discriminação que imigrantes e refugiados sofrem nos países de destino.

    B) Migração clandestinas, entrada ilegal de imigrantes e refugiados em países da América Latina.

    C) Xenofobia, receptividade e aceitação da população local aos imigrantes e refugiados.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    O tema "Os reflexos da xenofobia" é de extrema importância para ser discutido, pois a xenofobia é um problema social que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. A xenofobia é o medo ou aversão a pessoas estrangeiras, e pode se manifestar de diversas formas, como discriminação, preconceito, racismo e violência. É importante que os alunos entendam que a xenofobia não deve ser tolerada e que todos têm o direito de serem respeitados independentemente de sua origem. Nesta aula, os alunos irão trabalhar de forma colaborativa para solucionar problemas e criar soluções inovadoras. Eles irão criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre como combater a xenofobia.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    A xenofobia é um tema atual e presente em nossa sociedade, que se manifesta através da discriminação e preconceito contra pessoas estrangeiras, imigrantes ou refugiados. Este tema pode ser encontrado em notícias, redes sociais e até mesmo no ambiente escolar. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as motivações e sentimentos das pessoas que sofrem com a xenofobia. Através desta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    A xenofobia é um fenômeno presente em todo o mundo e tem se tornado cada vez mais comum atualmente. É importante que os alunos entendam o que é a xenofobia e como ela afeta a vida das pessoas. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da xenofobia. O objetivo do jogo será conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças culturais e combater a xenofobia.

    A atividade será desenvolvida em 6 etapas:

    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A xenofobia é um tema muito importante e atual, que infelizmente continua presente em nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam que a xenofobia é uma forma de discriminação e preconceito que se manifesta contra pessoas de outras nacionalidades, culturas e etnias. Durante esta atividade, os alunos irão aprender sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes. Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    A atividade será desenvolvida em 5 etapas:

    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A xenofobia é um fenômeno presente em diversas sociedades e pode ter efeitos devastadores na vida das pessoas que são alvo desse tipo de discriminação. Nesta atividade, vamos discutir os reflexos da xenofobia e como ela afeta a vida de quem sofre com ela. Para isso, os alunos serão responsáveis por criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A xenofobia é um tema atual e muito presente em nossa sociedade. Ela se manifesta de diversas formas, desde piadas preconceituosas até agressões físicas. É importante que os alunos compreendam o que é a xenofobia, como ela se manifesta e quais são seus reflexos na vida das pessoas. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: