Aula sobre Os Reflexos Da Xenofobia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Os reflexos da xenofobia" é de extrema importância para ser discutido, pois a xenofobia é um problema social que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. A xenofobia é o medo ou aversão a pessoas estrangeiras, e pode se manifestar de diversas formas, como discriminação, preconceito, racismo e violência. É importante que os alunos entendam que a xenofobia não deve ser tolerada e que todos têm o direito de serem respeitados independentemente de sua origem. Nesta aula, os alunos irão trabalhar de forma colaborativa para solucionar problemas e criar soluções inovadoras. Eles irão criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre como combater a xenofobia.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Os reflexos da xenofobia" e explique o que é a xenofobia e como ela se manifesta na sociedade. Utilize exemplos de notícias, filmes ou livros para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a história da imigração no Brasil e no mundo, e como a xenofobia afetou os imigrantes em diferentes épocas. Forneça materiais de pesquisa, como livros, artigos ou vídeos, para ajudar os alunos nesta etapa.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar ideias sobre como combater a xenofobia, utilizando técnicas de brainstorming e desenho de ideias. Forneça materiais para desenho, como lápis de cor, canetas e papel.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher as melhores ideias e discutir em grupo como elas podem ser implementadas na escola ou na comunidade. Conduza a discussão e ajude os alunos a avaliar as ideias.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão criar um protótipo da ideia escolhida e testá-la na escola ou na comunidade. Forneça materiais para a criação do protótipo, como cartazes, panfletos, vídeos ou redes sociais.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas ideias e protótipos para a turma e discutir os resultados da implementação. Conduza a discussão e ajude os alunos a avaliar os resultados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância de combater a xenofobia na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes."
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na solução de problemas sociais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Criatividade e inovação na criação de ideias e protótipos.
  • Coerência e relevância das ideias apresentadas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Capacidade de avaliar os resultados da implementação das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a atividade.
  • Conduzir as atividades propostas e orientar os alunos quando necessário.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Reforçar a importância de combater a xenofobia na sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história da imigração no Brasil e no mundo.
  • Criar ideias sobre como combater a xenofobia.
  • Escolher as melhores ideias e discutir em grupo como elas podem ser implementadas na escola ou na comunidade.
  • Criar um protótipo da ideia escolhida e testá-la na escola ou na comunidade.
  • Apresentar suas ideias e protótipos para a turma e discutir os resultados da implementação.