Aula sobre Os Reflexos Da Xenofobia
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A xenofobia é um tema atual e presente em nossa sociedade, que se manifesta através da discriminação e preconceito contra pessoas estrangeiras, imigrantes ou refugiados. Este tema pode ser encontrado em notícias, redes sociais e até mesmo no ambiente escolar. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as motivações e sentimentos das pessoas que sofrem com a xenofobia. Através desta atividade, os alunos irão desenvolver a habilidade de descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução ao tema da atividade, explicando o que é xenofobia e como ela se manifesta no mundo. Em seguida, apresente e explique a atividade e como ela será aplicada.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo irá escolher uma pessoa que sofre com a xenofobia e irá preencher o mapa de empatia com informações sobre essa pessoa.Etapa 3 - Compartilhamento
Cada grupo irá apresentar o mapa de empatia criado para os demais colegas, explicando as informações coletadas e as conclusões tiradas a partir delas.Etapa 4 - Discussão
Conduza uma discussão sobre as informações apresentadas pelos grupos, incentivando os alunos a refletir sobre as motivações e sentimentos das pessoas que sofrem com a xenofobia.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos irão aplicar o que aprenderam, criando um cartaz ou vídeo para conscientizar as pessoas sobre a importância de combater a xenofobia.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o cartaz ou vídeo criado para os demais colegas, explicando as ideias e mensagens transmitidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade, reforçando a importância de combater a xenofobia e incentivando os alunos a agir de forma empática e respeitosa com todas as pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Incentivar a reflexão sobre as motivações e sentimentos das pessoas que sofrem com a xenofobia.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos grupos.
- Criatividade e qualidade do cartaz ou vídeo criado pelos alunos.
- Coerência e clareza das ideias e mensagens transmitidas no cartaz ou vídeo.
- Reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Conduzir a discussão.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
- Aplicar o que foi aprendido na aula na criação do cartaz ou vídeo.
- Apresentar o cartaz ou vídeo criado para os demais colegas.
- Refletir criticamente sobre o tema.