Aula sobre Os Reflexos Da Xenofobia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A xenofobia é um fenômeno presente em todo o mundo e tem se tornado cada vez mais comum atualmente. É importante que os alunos entendam o que é a xenofobia e como ela afeta a vida das pessoas. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da xenofobia. O objetivo do jogo será conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças culturais e combater a xenofobia.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da xenofobia e explique o que é. Em seguida, os alunos irão se dividir em grupos para pesquisar e discutir sobre o assunto. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 2 - Mapa de registro
Explique a metodologia e como ela será aplicada na atividade. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da xenofobia. O mapa deve conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos irão trabalhar em seus grupos para criar o jogo, seguindo o mapa de registro que criaram na etapa anterior. Oriente e ajude durante todo o processo.Etapa 4 - Teste do jogo
Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para testá-los e dar feedbacks. Observe e avalie a participação dos alunos.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo aborda o tema da xenofobia e como ele pode conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças culturais e combater a xenofobia.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o tema da xenofobia e como os jogos criados pelos alunos podem ajudar a combater esse fenômeno.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes."
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a consciência crítica dos alunos em relação ao tema da xenofobia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas.
- Qualidade do jogo criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Coerência do jogo com o tema da xenofobia.
- Capacidade dos alunos em discutir e refletir sobre o tema da xenofobia.
Ações do professor
- Orientar e ajudar os alunos durante todo o processo de criação do jogo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Conduzir a discussão final sobre o tema da xenofobia.
- Avaliar a participação dos alunos durante todas as etapas.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas.
- Trabalhar em equipe para criar o jogo.
- Testar e dar feedbacks sobre os jogos criados pelos outros grupos.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Discutir e refletir sobre o tema da xenofobia.