Aula sobre Os Reflexos Da Xenofobia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A xenofobia é um fenômeno presente em todo o mundo e tem se tornado cada vez mais comum atualmente. É importante que os alunos entendam o que é a xenofobia e como ela afeta a vida das pessoas. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da xenofobia. O objetivo do jogo será conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças culturais e combater a xenofobia.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da xenofobia e explique o que é. Em seguida, os alunos irão se dividir em grupos para pesquisar e discutir sobre o assunto. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  2. Etapa 2 - Mapa de registro

    Explique a metodologia e como ela será aplicada na atividade. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo que aborde o tema da xenofobia. O mapa deve conter os seguintes campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão trabalhar em seus grupos para criar o jogo, seguindo o mapa de registro que criaram na etapa anterior. Oriente e ajude durante todo o processo.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para testá-los e dar feedbacks. Observe e avalie a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar como o jogo aborda o tema da xenofobia e como ele pode conscientizar as pessoas sobre a importância de respeitar as diferenças culturais e combater a xenofobia.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre o tema da xenofobia e como os jogos criados pelos alunos podem ajudar a combater esse fenômeno.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes."
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a consciência crítica dos alunos em relação ao tema da xenofobia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas.
  • Qualidade do jogo criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência do jogo com o tema da xenofobia.
  • Capacidade dos alunos em discutir e refletir sobre o tema da xenofobia.

Ações do professor

  • Orientar e ajudar os alunos durante todo o processo de criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Conduzir a discussão final sobre o tema da xenofobia.
  • Avaliar a participação dos alunos durante todas as etapas.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas.
  • Trabalhar em equipe para criar o jogo.
  • Testar e dar feedbacks sobre os jogos criados pelos outros grupos.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Discutir e refletir sobre o tema da xenofobia.