Aula sobre Os Reflexos Da Xenofobia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A xenofobia é um tema atual e muito presente em nossa sociedade. Ela se manifesta de diversas formas, desde piadas preconceituosas até agressões físicas. É importante que os alunos compreendam o que é a xenofobia, como ela se manifesta e quais são seus reflexos na vida das pessoas. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e explicando o que é a xenofobia. Em seguida, questione os alunos sobre o que eles sabem sobre o assunto e quais são suas opiniões. Anote as opiniões dos alunos em um quadro ou cartaz.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Divida a turma em grupos e entregue para cada grupo um texto sobre a xenofobia. Os alunos devem ler o texto e discutir em grupo sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os grupos, tirando dúvidas e incentivando a discussão.

  3. Etapa 3 - Debate geral

    Após a discussão em grupo, conduza um debate geral sobre o tema. Os alunos devem apresentar suas opiniões e argumentos sobre a xenofobia. Faça a medição do debate, garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de falar e que a discussão seja respeitosa.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Apresente o modelo de avaliação por rubrica e explique como ele será utilizado na atividade. Os alunos devem criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história

    Apresente informações sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Os alunos devem discutir em grupo sobre essas informações e como elas se relacionam com o tema da xenofobia.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação por rubrica para a turma. Avalie os modelos e forneça feedback para os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, retomando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre suas opiniões e atitudes em relação à xenofobia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
  • Incentivar a reflexão dos alunos sobre a xenofobia e seus reflexos na vida das pessoas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e debater de forma respeitosa e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo e geral.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
  • Contribuição para a discussão sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Respeito às opiniões dos colegas e construção de argumentos fundamentados.

Ações do professor

  • Mediar os debates, garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de falar e que a discussão seja respeitosa.
  • Fornecer informações sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Avaliar os modelos de avaliação por rubrica e fornecer feedback para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo e geral.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica com critérios claros e objetivos.
  • Contribuir para a discussão sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e construir argumentos fundamentados.
  • Refletir sobre suas opiniões e atitudes em relação à xenofobia.